Blog Prevenção de Perdas

Como controlar os furtos e perdas na Páscoa sem deixar de vender

Written by Anderson Ozawa | 09-03-2016 12:00

Março chegou e com ele o evento comercial mais aguardado da época: a Páscoa. Lojas especializadas, supermercados e outros varejistas investem, novamente, nos estoques de ovos de chocolate, além de outros produtos relacionados, como barras de chocolate e itens decorativos, para aproveitar o pico de vendas que ocorre nesta data festiva. Porém, como em toda época sazonal, a Páscoa traz consigo também as perdas que ocorrem das mais diversas maneiras: furtos, tanto na área de vendas quanto no estoque e recebimento; perdas por produtos danificados; e compras erradas que irão gerar excesso de estoque.

 

Nosso objetivo aqui é identificar as perdas e combatê-las. Vamos conhecê-las:


Furtos: os ovos de chocolate, principal produto da época, tornam-se grandes atrativos e o índice de furtos aumenta bastante. Afinal de contas, eles custam até 6 vezes mais do que uma barra de chocolate com o mesmo peso líquido. Os ovos de chocolate podem ser ocultados em sacolas, bolsas, carrinhos de bebê e outros meios.

O furto destes produtos também poderá ocorrer no recebimento das mercadorias. É muito importante que eles sejam tratados como Produtos de Alto Risco, conferidos por um fiscal de Prevenção de Perdas e acompanhados até o local de armazenamento. Neste estoque, uma contagem diária amostral será importante para garantir o controle do saldo.

Danos: os ovos de Páscoa são frágeis, sensíveis ao manuseio e à temperatura ambiente. Devem ser armazenados sempre em condições adequadas de temperatura, conforme o tipo do produto e as instruções do fabricante. O transporte e o armazenamento devem ser cuidadosos, para evitar ovos amassados ou quebrados, que poderão ficar fora de condições de venda ao consumidor.

A ação de promotores dos fabricantes na área de vendas e também de funcionários da loja e/ou fiscais de Prevenção de Perdas é importante para acondicionar corretamente estas mercadorias nos stands promocionais, bem como orientar os clientes quanto ao correto manuseio no momento da escolha dos chocolates.

Excessos: é um desafio para indústrias e varejistas mensurar o volume adequado de ovos de chocolate a ser estocado para esta época. Comprar de menos pode significar perda nas vendas. Comprar demais pode significar aumento de perdas. E, o mais comum é comprar a mais.

Perdas irão ocorrer em menor escala com produtos vencidos, mas poderão ocorrer financeiramente, já que os varejistas serão obrigados a conceder descontos para incentivar a venda dos ovos de chocolate após a Páscoa. É preciso realizar uma análise dos anos anteriores e do volume de vendas, assim será possível minizar as perdas.

Durante a Páscoa, se torna muito importante conhecer as perdas e identificar maneiras de evitá-las. Essa é a chave para lucrar mais neste período.

Recomendo que os varejistas fiquem atentos a todos esses detalhes durante a Páscoa. Desta forma, será possível aproveitar o aumento das vendas sem que as perdas tenham impacto ou alguns produtos apresentem margens negativas. Previna-se e aproveita as vendas!

 

Você também pode se interessar por:

Como lidar com a Sazonalidade e super Sazonalidade?

Prevenção de Perdas: Como lidar com furtos internos?

Dicas de especialista para prevenir perdas durante a Páscoa