10 dicas para evitar perdas na área de frios

por Marcelo Tavares 07-08-2014 8:48
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Já tive algumas surpresas, infelizmente desagradáveis, por conta de problemas com a quebra da cadeia de frio. Muitos produtos, congelados e resfriados, necessitam de cuidados especiais para sua correta conservação. Em casos de perdas, os prejuízos costumam ser grandes, uma vez que normalmente os equipamentos de refrigeração em estabelecimentos varejistas acondicionam mercadorias de variados tipos e em grandes quantidades.

Dessa forma, é importante tentar minimizar qualquer tipo de ocorrência com a cadeia de frio para não gerar nenhum impacto negativo, tanto para o varejista quanto para o consumidor final. Essa é uma preocupação que deve ser constante e estar presente em todas as fases da cadeia de frio, desde o fornecedor até o cliente.

Há de se garantir o mínimo possível de variação de temperaturas dos produtos desde sua produção até a mesa do consumidor. Obviamente, este último também deve cuidar da preservação dessa cadeia para garantir a qualidade desses produtos até o momento de seu consumo, mas essa fase foge ao nosso controle, por isso vamos tratar do momento antes da compra.

Dentro desse emaranhado de processos que compõem a preservação da cadeia de frio, devemos dar uma atenção especial às movimentações/transportes/distribuição dos produtos. A grande maioria das vezes, esse momento se traduz no processo mais delicado dessa cadeia.

A correta conservação de frios demanda o desenvolvimento de um extenso trabalho, dada sua complexidade e importância na manutenção de quebras baixas. Contudo, irei destacar apenas algumas orientações, mas que repito serem fundamentais:

1. Os fornecedores devem assegurar a estabilidade térmica dos produtos desde sua expedição até a efetiva entrega. É interessante conhecer as instalações, processos e logística dos fornecedores e formalmente exigir o cumprimento deste quesito, além de frequentes auditorias;
2. Quando os veículos se apresentarem para entrega, verificar inicialmente seu nível de higiene, bem como as condições das embalagens dos produtos a serem recebidos. Também devemos constatar de maneira correta as temperaturas que os produtos se encontram através de equipamentos confiáveis e calibrados. Devolva o produto caso não esteja dentro das conformidades;
3. Os produtos devem ser levados imediatamente a seu local de armazenamento, não devendo ficar fora da sua temperatura ideal de conservação;
4. O local onde os produtos ficarão dispostos ou armazenados, devem ser mantidos limpos e higienizados. Os itens devem ser colocados em prateleiras, de maneira organizada, nunca os encoste às paredes ou ao chão. O local de manipulação destes produtos também deve obedecer às condições ideais de refrigeração;
5. Nunca armazene mercadorias acima da capacidade máxima de cada equipamento. Isso provocará uma exigência maior e acabará aumentando as chances de pane. O consumo de energia elétrica também se eleva e os produtos poderão não ficar em temperatura ideal;
6. Sempre praticar o PVPS (Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai). Assim diminuímos as chances de produtos vencidos dentro dos equipamentos de frio.
7. Mantenha um processo constante e muito frequente de controle de temperaturas dos equipamentos de frio. Comunique imediatamente a ocorrência de qualquer alteração nas temperaturas;
8. Mantenha as portas dos equipamentos sempre fechadas ou com mínimos períodos de abertura. Balcões/expositores abertos devem ser cobertos ou fechados quando o estabelecimento não abrir. Evite fontes de calor nas proximidades dos equipamentos que armazenam frios;
9. Implante e cultive um eficiente plano de manutenção, principalmente preventiva, para todo seu parque de equipamentos de frio. Estas atitudes evitam paradas não programadas e, consequentemente, o risco de perdas;
10. Oriente e treine muito bem suas equipes para que estas comuniquem imediatamente qualquer irregularidade. Tenha certeza de que estejam aptas a atuar corretamente, quando alguma contingência se apresentar.

Aliar atitudes frequentes de prevenção à tecnologia é a chave para diminuir suas perdas. Sucesso a todos!


Topics: Perdas no Varejo