Blog Prevenção de Perdas

Como lidar com sazonalidade e super sazonalidade no varejo?

Written by Gustavo Carrer | 14-12-2015 11:00

 

Nos últimos anos tenho escrito artigos e elaborado dicas sobre como os varejistas devem se preparar para as datas comemorativas tradicionais do comércio como Páscoa, dia das Mães, dia dos Pais, mas principalmente para o Natal. Sabemos que a principal característica destes períodos é o aumento expressivo da demanda, que se traduz em um número muito maior de clientes visitando e comprando no varejo do que se observa em dias normais, seja qual for o canal de vendas escolhido.

Como nenhuma empresa é dimensionada para o pico de movimento, que geralmente ocorre nessas datas especiais, o empresário precisa tomar algumas medidas com antecedência para conseguir aproveitar todas as oportunidades proporcionadas por esses períodos tão importantes do calendário do varejo e é sobre essas medidas, esse planejamento que costumo escrever.

Tivemos o advento da Copa das Confederações, em meados de 2013, tivemos a Copa do Mundo de 2014 e agora vamos encarar as Olimpíadas do Rio em 2016. Durante estes períodos, muitos varejistas se perguntaram como se preparar para esses eventos praticamente sem precedentes na história do país e de suas empresas. Seria semelhante ao Natal, porém no meio do ano? Seria mais parecido com o Carnaval, talvez? As oportunidades seriam apenas para os locais onde ocorrem os jogos ou em todo país?

Mesmo sem ter informações concretas sobre o que de fato pode e deve ocorrer com os negócios de um modo geral durante e depois desses grandes eventos do esporte mundial, foi importante se posicionar para as vendas. Isso não impediu que os empresários do varejo iniciassem seu planejamento desde agora, pois parte significativa do que precisava ser organizado com antecedência para as Copas e agora para os Jogos Olímpicos não muda muito em relação aos momentos típicos de alta demanda, como Natal, por exemplo. Por isso é importante relembrar algumas dicas para chegar aos Jogos Olímpicos preparado.

Para o varejista aproveitar ao máximo as oportunidades que virão é necessário um planejamento minucioso.

Os 5 tópicos básicos abaixo são de extrema importância:

1) Análise do mix de produtos e reforço nos estoques

Além de planejar compras mais robustas prevendo o aumento da demanda é necessário avaliar quais produtos específicos para o evento em questão devem ser incorporados, mesmo que temporariamente ao mix da loja. Produtos alusivos, licenciados, souvenires, ou mesmo que ofereçam conveniência para os clientes que participarão dos eventos esportivos devem ser considerados.

 

2) Preparação da equipe de atendimento e contratação de mão de obra temporária

O treinamento da equipe para os eventos internacionais que se aproximam é um grande desafio para os varejistas. A dificuldade natural devido ao idioma somada às diferenças culturais dos clientes estrangeiros criarão grandes problemas aos varejistas despreparados.
Além de treinar a equipe no atendimento de clientes bem diferentes dos usuais, a empresa, como na época do Natal, deve dimensionar e contratar com maior antecedência possível a mão-de-obra de temporários que utilizará no período dos Jogos Olímpicos. Quanto mais cedo contratar, encontrará pessoal mais qualificado além de ter tempo de treinar nas rotinas específicas da loja.

 

3) Organização e decoração do ponto de venda

À medida que a loja faz uma decoração especial, alusiva ao evento esportivo, ela consegue de alguma forma aproveitar toda a movimentação e a mídia espontânea sobre o evento para atrair mais clientes. Ao planejar a decoração, o empresário deve avaliar se também é necessário realizar alterações no layout ou aluguel de equipamentos, especificamente para atender melhor os clientes numa situação de maior fluxo. Por exemplo, filas podem surgir, expositores podem não ser suficientes, etc.

 

4) Divulgação e promoção de vendas

Todas as empresas do varejo poderão aproveitar as oportunidades de negócio proporcionadas pelos eventos sazonais, porém aquelas que se diferenciarem e intensificarem a divulgação e elaborarem as melhores promoções de vendas ficarão com as melhores fatias do bolo. Por essa razão, tão importante quanto organizar a empresa para atender o aumento da demanda da super sazonalidade é fazer uma ampla divulgação da loja.

 

5) Intensificar segurança

O aumento da quantidade de clientes no interior da loja cria oportunidades de perdas, pois o número de funcionários não foi dimensionado para esses momentos de pico/super sazonalidade. Por essa razão, é recomendado que o varejista avalie a contratação de seguranças especificamente para o período. Além disso, é importante verificar se já não é hora de atualizar ou implantar sistemas mais modernos de proteção e prevenção de perdas.

 

Em resumo para aproveitar todas as oportunidades e evitar aborrecimentos durante a super sazonalidade, o varejista não pode ignorar o impacto que eventos deste porte trarão para seus negócios.

 

Veja mais artigos de interesse:

4 passos para varejistas aumentarem a performance de seus vendedores

10 dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas

Como controlar os furtos e perdas na Páscoa sem deixar de vender