Nos dias 29 e 30 de Julho aconteceu no Transamérica, em São Paulo, o evento Brazilian Retail Week. Criado e organizado pelo grupo Padrão, o BR Week, como é conhecido, reúne empresários e executivos de toda a comunidade de varejo, dos mais importantes setores, para discutir e encontrar novas soluções para o mercado brasileiro. Sempre muito concorrido, o evento se consolidou como um dos mais importantes do varejo nacional e nós da Gunnebo Gateway estávamos lá marcando presença.
O tema central foi “Varejo em Transformação: Competitividade em Foco”. Com objetivo de compartilhar ideias e debater assuntos de grande importância, o BR Week contou com a presença de especialistas e grandes líderes da área.
É importante lembrar que, pelo nosso panorama político e econômico, vários representantes varejistas de médio e grande porte enfrentam inúmeras dificuldades. A preocupação da maioria está voltada para a busca de saídas alternativas, novos meios de comunicação e soluções criativas que os façam vender e crescer mais.
O tema do evento destacou essa busca de nossos varejistas e as apresentações, em sua maioria, tiveram esse objetivo. Os participantes puderam conhecer alternativas inovadoras através de exemplos marcantes de experiências bem sucedidas, como mudança radical de formato de loja feita pela Riachuelo na Rua Oscar Freire.
Destaco algumas palestras muito interessantes:
VALÉRIA RODRIGUES - (Oficina Sophia Retail) - Panorama do consumidor de e-commerce no Brasil: Como competir a partir da compreensão do perfil do consumidor na internet.
EDUARDO ADAS (Sócio fundador da Soap) – A arte de contar histórias no Varejo: Como contar a história de sua empresa de forma a gerar empatia com seu potencial cliente.
RUY SHIOZAWA (CEO – GreatPlacetoWork) e SEVERINO RAMALHO NETO (Diretor Presidente Mercadinho São Luiz) – De dentro para fora: Como reinventar a experiência dos colaboradores pode redimensionar a experiência dos clientes.
Recomendo àqueles que não puderam comparecer ao evento que busquem mais informações sobre o tema de maior interesse no site do evento: www.brweek.com.br.