Blog Prevenção de Perdas

Qual a remuneração ideal para um profissional de Prevenção de Perdas?

Written by Marcelo Tavares | 18-06-2014 13:14

Finalizando esta série de três artigos, após falar sobre as principais Estratégias para se tornar um bom Profissional de Prevenção de Perdas e sobre Como transformar sua equipe em uma equipe de sucesso, quero chamar a atenção para um tema muito importante e ainda muito pouco discutido em nossa área: a remuneração ideal para um especialista em Prevenção de Perdas.

Ultimamente, o setor de serviços, onde se inclui o comércio, tem tido um comportamento favorável na geração de empregos por conta de sua expansão generalizada. As regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste devem continuar encabeçando as oportunidades para os profissionais de Prevenção de Perdas, apesar da previsão de alguns especialistas que acreditam em uma estabilidade no mercado geral de empregos este ano.

Ainda que já seja clara a importância de se combater as perdas, muitas empresas infelizmente ainda não possuem uma área estruturada de Prevenção de Perdas. Mas este cenário está mudando ao longo dos anos em diversos campos do varejo como supermercados, farmácias, varejo de moda e outros. A cada divulgação de pesquisa é nítida a expansão da área, independente de regionalidade, faturamento e porte. Esta “horizontalização” se traduz em um novo mar de oportunidades para os combatentes das quebras, onde os limites de penetração da Prevenção de Perdas estão enfraquecendo.

Em relação à remuneração destes profissionais, o que vemos é uma verdadeira disparidade de valores. Um fator importante a se considerar neste quesito é a gama de benefícios que cada um obtém na composição da remuneração. As empresas muitas vezes, para reter um talento, oferecem pacotes que incluem: moradia, veículo, combustível, planos de saúde diferenciados (médico/odontológico), telefone móvel, refeições, participação nos lucros e resultados etc. Dessa forma, os salários por vezes podem ser ajustados levando-se em consideração o rol de benefícios incorporados. Outros fatores que influenciam as empresas nesta composição é a regionalidade, o faturamento, a política de remuneração, a abrangência, a posição organizacional e etc.

No site de uma conhecida empresa de recrutamento encontra-se uma pesquisa que aponta que o salário médio para a função de Gerente de Prevenção de Perdas é de R$ 5.400,00/mensais. Mas há também pesquisas de outras empresas de recursos humanos apontando para salários de até R$ 18.000,00/mensais para a mesma função! Aqui se nota a disparidade já citada. O fato é que os profissionais de Prevenção de Perdas vêm sendo valorizados e sua remuneração tende a elevar-se não só por conta da especialização, cada vez mais atingida, mas também pelo retorno financeiro obtido pelo bom desempenho. Nesta última condição uma remuneração variável é algo a ser considerado.

Investir em sua carreira, em sua equipe e na empresa onde trabalha é o caminho para se tornar um profissional bem sucedido. Quanto menos perdas, maior é o seu reconhecimento dentro da empresa. Ser um bom profissional é a chave para comprovar que investir Prevenção de Perdas é essencial para qualquer empresa.

Boa sorte!