Seguindo nosso debate sobre tecnologia, pandemia e varejo farma, notamos a necessidade de pensar sobre como a tecnologia pode ajudar o varejista neste momento delicado que estamos enfrentando. Em nosso webinar, Henrique Assis, da Falconi, e Claudio Pecin, da RaiaDrogasil falaram sobre a rotina do varejo farma, quais foram as principais mudanças acarretadas pelo novo coronavírus no comportamento do consumidor. Mas as mudanças da rotina de compra também trarão mudanças para a prevenção de perdas e no uso da tecnologia.
A preocupação comum do varejista de farmácia, que eram os furtos por oportunidade, acabou ficando para trás. Para Claudio Pecin, por conta da diminuição de fluxo de pessoas nas lojas físicas, ficou mais fácil para a equipe da loja fazer o trabalho de fiscalização. A rotina de prevenção de perdas por furtos está mais simples, a ação dos furtantes foi dificultada pelo controle de entrada nas lojas para evitar aglomerações. Mas isso não significa que a prevenção de perdas não precise se atualizar. Surgiram novas questões e cuidados com relação às perdas como é o caso das embalagens, transporte e logística. O ponto de atenção passa a ser o estoque, entregas e devoluções. Realizar inventários e utilizar a tecnologia para auditoria no PDV tem sido um dos focos para Claudio Pecin. Além disso, ele afirma que durante a pandemia, com a ajuda das informações coletadas com a tecnologia, trouxe a possibilidade de treinar e equipe e construir uma cultura ainda mais forte de prevenção de perdas.
Henrique Assis comentou sobre como podemos utilizar a tecnologia junto com processos e como combinar estes dois elementos para melhorar a performance das farmácias. Trazendo uma reflexão importante, o especialista relembrou que quando falamos de processos estamos falando de pessoas, de clientes e equipe. Para ele, é essencial planejar as estratégias combinando tecnologia, processos e pessoas, harmonizando estes três pilares. A tecnologia vem para agregar, trazendo mais velocidade e precisão, e não para substituir o trabalho que já era feito com a equipe.
Utilizar a tecnologia para melhorar a rotina do consumidor, coletando dados que potencializem sua experiência de compras, e prevenir perdas é possível. Ferramentas de analíticos de vídeo, por exemplo, ajudam a descobrir quais são os produtos mais passíveis de perdas ao mesmo tempo em que monitoram clientes para ajudar em suas compras. A câmera analisa o tempo de permanência do cliente nos corredores de determinados itens, quantos segundos ou minutos ela levou analisando o produto, e gera um alarme para a equipe de vendas. Assim, a equipe pode tanto prevenir um possível furto quanto ajudar o cliente a decidir qual o melhor item a ser adquirido.
Assista o webinar na íntegra no vídeo abaixo: