Como a pandemia afetou o comportamento do consumidor do Varejo Farma?

por Gustavo Carrer 24-06-2020 16:36
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Farmácia pandemia covid 19 coronavirus

Em março de 2020, vimos o país ficar imerso em uma das maiores crises das últimas décadas. A pandemia do coronavírus (COVID-19) chegou rapidamente e modificou completamente o comportamento dos brasileiros. Medidas de isolamento e higiene impostas por autoridades de saúde afetaram diretamente o varejo como fechamento de lojas e funcionamento apenas do varejo considerado essencial como supermercados e farmácias. Pensando nestes serviços, realizamos um webinar sobre Varejo Farma com a presença de Henrique Assis, da Falconi, e Claudio Pecin, da RaiaDrogasil, para conversarmos sobre como eles veem o novo normal pós-pandemia em seu setor.

Minha primeira pergunta foi sobre o comportamento do consumidor do Varejo Farma durante a pandemia. Quais mudanças eles observaram na jornada de compra de seus clientes neste momento tão delicado de isolamento social e medidas radicais de higiene.

Claudio Pecin, Gerente de Prevenção de Perdas da RaiaDrogasil, pontuou que primeiramente aconteceu um movimento de compras nas farmácias para abastecimento, principalmente feitas por clientes em tratamento crônico. A indefinição do que seria, a princípio, a pandemia, fez com que este fosse a primeira atitude dos clientes do Varejo Farma. Depois, com o passar das semanas, os consumidores passaram a migrar para as compras online. Isto trouxe uma vantagem para os varejistas que já investiam neste tipo de venda. A tecnologia ajudou bastante na dinâmica das farmácias como, por exemplo, no caso das compras programadas. Já nas lojas físicas, o fluxo de clientes diminuiu e as compras se tornaram mais objetivas. Menos gente nas lojas, mas mais compras online.

Henrique Assis, Gerente de Produtos Analytics da Falconi, complementou dizendo que notou uma queda substancial no fluxo das lojas e um aumento de até três vezes na venda de farmácias online. O especialista acredita que esta não é uma mudança momentânea, que vai passar, mas sim um movimento que já vinha ocorrendo no Varejo Farma e que foi acelerado pela pandemia. Para ele “é fundamental que o varejista entenda rapidamente quais foram as mudanças e como essa nova demanda e esse novo perfil do mix de produtos desejado pelo cliente mudou para se adequar rapidamente, não só tendo na loja novos produtos, mas também mudando a forma de atendimento e utilizando estratégias que podem alavancar o resultado”, como, por exemplo, contar com ajuda da tecnologia para enfrentar esse desafio. Assis destaca a necessidade de um melhor gerenciamento da rotina continua das farmácias para resolver, corrigir, modificar e aperfeiçoar, através de ferramentas de treinamento e auditoria remotos.

Para assistir ao webinar, acesse o vídeo abaixo e veja a conversa na íntegra:

 

 

Precisamos aproveitar este momento de crise provocado pela pandemia de COVID-19 para refletir sobre os usos da tecnologia no varejo em geral, mas, principalmente, em relação ao Varejo Farma, que foi diretamente impactado. As mudanças causadas pela pandemia vieram para ficar e é urgente contar com a ajuda de novas tecnologias. A demanda deste novo consumidor, transformado neste período, é outra. Vemos surgir um perfil mais exigente, atento a outros detalhes como higiene e segurança. Investir em tecnologia para complementar o trabalho já feito pelo varejo, potencializando ainda mais as vendas e prevenindo novos tipos de perdas.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor