É comum vermos casos de empresas de varejo que não identificam suas perdas, assumindo assim um trabalho de prevenção muito reativo: primeiro a perda acontece e só depois pensa-se em tratá-la. Esse era o caso da Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho (Coocerqui), no interior de São Paulo, as equipes trabalhavam o resultado da perda após ela já ter se materializado. Depois de adotar novos processos de gestão e com ajuda de ferramentas como o Gatecash, as quatro unidades da rede de supermercados Coocerqui realizaram uma verdadeira transformação em sua cultura de prevenção, como mostramos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.
A Coocerqui é um exemplo de como uma boa gestão de processos no PDV, aliada à tecnologia podem ser um grande diferencial para as empresas. Antes mesmo da instalação do Gatecash nas lojas, as áreas estratégicas da cooperativa eram reunidas para um brainstorming amarrando a operação, desde a integração dos novos colaboradores até as ações corretivas após a constatação dos erros. Agora, com o Gatecash, Rafael Silva Antonio, coordenador de Prevenção de Perdas, afirma que foi possível definir algumas regras junto à equipe de monitoramento da Gunnebo para que, além das falhas de registro, sejam também monitorados procedimentos.
Além dos treinamentos periódicos, foram incluídos na integração dos novos funcionários os cases doGatecash para alinhar a operação junto com a conduta, normas e procedimentos no processo de admissão. Desta forma, a empresa passa a ter uma melhor gestão da frente de caixa a partir de exemplos reais das próprias lojas.
A parceria da Coocerqui com a Gunnebo teve início em dezembro de 2019 em todas as unidades da área supermercadista. Segundo Rafael, eles sabiam que havia problemas operacionais no PDV por conta da medição realizada com os inventários. As correções de erros não eram imediatas, já que não havia a identificação das perdas, como agora com o Gatecash. A redução média das perdas chega a 48%, sendo 100% delas relacionadas às falhas operacionais.
Com a ajuda da ferramenta Gatecash, os processos que já estavam bem delineados se tornaram ainda mais eficientes para a prevenção de perdas na Coocerqui. Mais um grande exemplo de processos e tecnologias funcionando lado a lado, gerando melhores resultados para o varejo.
→ Para acessar a matéria completa e conferir mais cases de sucesso e dicas de varejistas sobre processos e ferramentas focados em prevenção de perdas, acesse à nova edição da Revista Prevenção de Perdas clicando aqui.