Todos os pontos da cadeia do varejo merecem a atenção do departamento de Prevenção de Perdas. Mas, a frente de caixa é um dos pontos mais vulneráveis das lojas, com perdas que chegam a 40% do faturamento como apontam as pesquisas. Ao se deparar com esta informação, a Coop decidiu investir em monitoramento de PDV e, como você pode ver na Revista Prevenção de Perdas 2017, conseguiu reduzir em 30% suas perdas na frente de caixa.
É preciso estar sempre atento ao PDV e contar com equipamentos que facilitem e controlem a rotina. A solução escolhida pela Cooperativa de Consumo (Coop), considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, foi o monitoramento de PDV Gatecash.
No período de três meses, algumas lojas da Coop testaram a tecnologia que analisa os processos de venda com o principal objetivo de identificar as perdas, geralmente causadas por erros de processos de funcionários e furtos de clientes. O resultado foi muito positivo e a solução está sendo implantada em toda a rede: 29 lojas, que juntas têm 1,7 milhão de cooperados e mais de 5,9 mil colaboradores diretos.
O Gatecash, além de ser um eficiente sistema de análise e auditoria dos processos de vendas, também permitiu que a rede pudesse oferecer um melhor atendimento aos clientes. Segundo Vanessa, como todas as operações realizadas são gravadas pelo monitoramento de PDV, as dúvidas são mais facilmente resolvidas e sanadas. Com o controle da operação no caixa, questões como fraudes ou erros são resolvidas em tempo real.
Saiba mais sobre o Gatecash, monitoramento de PDV, e sobre sua utilização nas redes da COOP na Revista Prevenção de Perdas 2017. Baixe gratuitamente seu exemplar digital aqui. |
* Esta matéria foi publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2017.
Mais sobre monitoramento de PDV e prevenção de perdas:
10 competências da Prevenção de Perdas na Frente de Caixa
Através de auditoria de PDV, rede identifica quebras em supermercado
Loja eficiente com monitoramento remoto e gestão de PDV