O conceito de loja eficiente tem estado cada vez mais em alta. Para os varejistas, já não basta ter apenas um índice de vendas dentro da média, é importante também ter uma loja ágil e adaptada a realidade tecnológica na qual vivemos. As soluções se atualizam ano após ano e o lojista sente a necessidade de ter mais eficiência operacional no varejo. E, é claro, estas soluções aliam não só agilidade como também segurança e prevenção de perdas. Este foi o assunto da reportagem de Daniela Guiraldelli para a Revista Supervarejo, da qual participei no último mês.
Os avanços tecnológicos mudaram a realidade do varejo. A velocidade com que os dados registrados diariamente são processados e transformados em informações úteis atualmente determina a eficiência do negócio. Quanto mais automatizada e preparada está uma loja, mais vantagem competitiva ela terá.
Prevenir perdas está sempre associado a mais agilidade e mais segurança, dois fatores que ajudam e muito a ter mais eficiência operacional. Dentre estas soluções, temos o Gatecash, solução desenvolvida para diminuir perdas geradas por fraudes ou erro na operação. A solução possibilita a análise e auditoria dos processos de vendas, identificando fraudes em tempo real, além de realizar a conferência de tíquetes com os produtos comprados e até mesmo cupons cancelados. Comprovadamente, ela reduz até 80% os casos de furtos nos checkouts.
A área de supermercado é uma das que têm o maior índice de perdas no varejo e a frente de caixa é um dos locais que mais necessitam de atenção, pois as falhas ocorridas ali refletem no lucro geral.
Junto às perdas relacionadas à frente de caixa, ainda existem os desperdícios gerados pelo uso desnecessário ou inadequado de aparelhos de ar-condicionado, iluminação ambiente, refrigeradores, entre outros itens. Para evitar estas perdas, a Gunnebo desenvolveu um sistema de monitoramento remoto de utilidades, que monitora e opera à distância os excessos no uso de diversos aparelhos comuns em supermercados, lojas e centros de distribuição.
Com uma equipe de mais de 300 profissionais, 24h por dia, sete dias por semana, tornou-se possível monitorar e operar pontos vitais de áreas de vendas como sistemas de ar-condicionado, bombas, iluminação, reservatórios e tanques de gelo, centrais de incêndio, geradores, entrada de energia etc, evitando perdas que antes pareciam inevitáveis.
O ar-condicionado é responsável por cerca de 40% do consumo de energia elétrica de um estabelecimento. Os supermercados no Brasil gastam 1,5% do faturamento com energia elétrica, o que equivale a R$4 bilhões anuais, de acordo com dados da ABRAS.
Escolher a solução mais eficaz para cada tipo de comércio, treinar os funcionários e conduzir uma boa gestão na área de prevenção de perdas são fatores primordiais para um negócio bem-sucedido. Invista em prevenção de perdas e torne-se ainda mais competitivo no varejo.
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