Nos dias 27 a 29 de outubro, participei, como convidado da ANTAD - Asociación Nacional de Tiendas de Autoservicio y Departamentales, do evento Simposio de Prevención de Pérdidas y Mermas no México. Nós, da Gunnebo, fizemos palestra sobre Prevenção de Perdas, representando a GUNNEBO MÉXICO. O tema escolhido foi a Gestão de Numerário, assunto de grande interesse dos varejistas do México e do mundo inteiro.
Nossa palestra intitulada “Do olho humano ao Cofre inteligente” focou em um tema atualíssimo que é de interesse não só do mercado brasileiro, como também dos varejistas mexicanos, a Gestão de Numerário segura. Levamos a eles informações sobre Prevenção de Perdas no Brasil e no México e compartilhamos casos de sucesso com o uso do Cofre Inteligente da Gunnebo para Gestão de Numerário.
Com um olhar mais leigo, temos sempre a sensação de que os cartões, tanto de crédito quanto de débito, estão substituindo o uso da “moeda corrente”, o dinheiro em espécie. Entretanto, os relatórios dos respectivos Bancos Centrais (BC) de ambos os países, México e Brasil, demonstram que uma crescente porcentagem da população continua a receber em dinheiro e, consequentemente, paga a maior parte de suas despesas com dinheiro vivo. E é daí que surge a preocupação com a Gestão de Numerário, que vai do caixa da loja até o cofre do banco, passando pelos arriscados depósitos feitos diretamente pelos gerentes das lojas até as companhias de transporte de valores.
Os vários expositores que estiveram presentes no evento, em sua maioria apresentaram softwares visando a integração dos sistemas internos das empresas com sistemas próprios que facilitam a Gestão de Dinheiro.
Notamos, ao conversar com os visitantes, que há uma grande diferença entre o México e o Brasil, principalmente no quesito tecnologia. Antes de investirmos neste mercado, as alternativas não pareciam resolver as questões dos varejistas. Agora, a Gunnebo poderá fornecer SOLUÇÕES, como já acontece aqui no Brasil com o Cofre Inteligente.
Aproveitei também as outras palestras do evento e tive a chance de ouvir pelo menos três palestrantes locais que trabalharam com temas correlatos. Foram excelentes conversas que só confirmaram nossas semelhanças e convicções relacionadas a recomendação de programas preventivos na gestão do negócio e o foco em prevenção de perdas.
Quanto mais eu ouvia, mais me certificava de que são pouquíssimas as diferenças entre nós, brasileiros, e os mexicanos, tanto na área de prevenção de perdas quanto nas outras áreas relacionadas ao varejo em si. Isso mostra que quanto mais uma nação cresce em termos de mercado, mais aprende e investe em soluções para evitar furtos e perdas.
Você pode conferir as fotos do evento em nosso álbum do Facebook clicando aqui: Simposio de Prevención de Pérdidas y Mermas