Quando se pensa em prevenção de perdas, a primeira tecnologia que, invariavelmente, que vem à memória dos varejistas é o sistema de CFTV. Por isso mesmo é a solução mais adquirida no mercado, pois permite a identificação de indivíduos em atividades ilegais, também serve para desencorajar essas ações, antes delas acontecerem. Agora, imagine poder contar com um sistema de monitoramento visual 360º, que lhe garante muito mais segurança e uma melhor gestão de seu negócio? E quer mais: com menor custo.
A solução de monitoramento visual 360º em questão é a TUB Câmera da Gunnebo Cash Management. Com ela é possível ter 100% de cobertura visual, ultrassensibilidade e rapidez nas ações - ela percorre até 6 metros por segundo, ou seja, alcança uma velocidade de 20km/h. Com esse deslocamento, é capaz de cobrir todo o ambiente sem perder nenhum evento suspeito.
Apropriada para grandes ambientes de loja, como um hipermercado ou atacado, armazéns e centros de distribuição, a TUB Câmera da Gunnebo Cash Management, com seu monitoramento visual 360º, possibilita que detalhes nos corredores sejam observados. Ela possui uma lente com zoom ótico de até 28 vezes, o que garante uma imagem de alta qualidade que não deixa dúvidas no momento de avaliar uma cena suspeita de possível furto, por exemplo. Isso facilita, e muito, o trabalho da equipe de segurança, que pode atuar de maneira assertiva nas abordagens.
O monitoramento visual 360º da TUB Câmera também funciona como uma excelente ferramenta de gestão. Ela pode revelar que um determinado produto está chegando ao fim na prateleira de um corredor ou saber, por outro lado, como um ponto de venda em uma gôndola está se saindo em uma campanha promocional.
A TUB Câmera, totalmente espelhada, é muito discreta. Com diâmetro reduzido e efeito espelhado, ela integra-se muito bem à arquitetura do ambiente, o que faz com que o cliente, colaborador ou um trabalhador terceirizado nem note a sua presença e, consequentemente, não se sinta constrangido por estar sendo filmado. Ela foi desenvolvida para ser instalada em qualquer tamanho e estrutura, como viga metálica e concreto.
Por oferecer um monitoramento visual 360º, a TUB Câmera, que tem o tamanho máximo de 120 metros de comprimento, substitui o uso de várias câmeras em um mesmo ambiente para cobrir os pontos cegos. Isso facilitou a vida dos operadores de vídeo, que agora podem focar suas atenções em apenas um monitor com uma cobertura de 100% e imagens de alta qualidade.
Com a TUB Câmera da Gunnebo Cash Management potencializa-se a capacidade do operador de câmera ao reunir a imagem de aproximadamente sete câmeras em um só lugar, tornando o processo de monitoramento do local ainda mais ágil e eficiente (dependendo da quantidade de câmeras existentes as imagens serão mostradas de maneira alternada, havendo intervalos em que não estarão nos monitores). Outra boa notícia é que ela pode ser implementada sem limite de comprimento e integrada ao sistema de vigilância por vídeo já existente, oferecendo dimensão e alcance adicional ao sistema.
Outro ponto extremamente positivo é que com menos câmeras, reduziu-se o custo de investimento, instalação e manutenção do varejista. Com o CFTV tradicional, dependendo da área, o varejista ou o gestor de CD é obrigado a trabalhar com várias câmeras, tanto fixas como as Speed Dome. E para essas últimas há um limite de atuação. Em uma área de 4 mil metros quadrados, por exemplo, seria necessário o uso de até sete câmeras e consoles em que o operador deve trocar as imagens a toda hora.
Com a TUB Câmera, o operador tem o seu campo de visão reduzido em razão do menor número de câmeras a ser gerenciado, além de tê-lo mais motivado e sem perda de informação. Trocando em miúdos, tomo mundo sai ganhando e os recursos que seriam utilizados na compra de muitas câmeras, com certeza, podem ser alocados em outras tecnologias.