Entra ano, sai ano, e a história no varejo brasileiro não muda. O melhor período de vendas para os lojistas entra na reta final para os preparativos (não se espante, portanto, se nas próximas semanas vitrines já surgirem com algumas decorações) com foco total no Natal. Mas é também o momento para que eles já se preparem ou fiquem ainda mais alertas para combater as perdas no varejo, originárias especialmente por furtos e erros operacionais.
Se depender das vendas registradas no Natal de 2021, o otimismo em 2022 também deve ser grande. Em meio a pandemia da covid-19, as vendas natalinas no Brasil cresceram 11,1% no ano passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O período avaliado foi a semana entre 19 e 25 de dezembro. Entre os destaques, o e-commerce registrou alta de 38,6%, enquanto as vendas físicas aumentaram em 8,8%.
Com a maior movimentação nas lojas nos dias que antecedem os festejos natalinos é fundamental que o lojista esteja preparado para otimizar e combater as perdas. Não importa se na área de loja, PDV ou até mesmo na retaguarda. Neste último, se não houver um monitoramento adequado no recebimento de mercadorias pode haver furtos internos e perdas logo no estoque, proporcionadas por conluio entre funcionários, fornecedores e equipes terceirizadas da área.
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas apontou que 123,7 milhões de pessoas foram às compras no Natal, injetando algo próximo de R$ 68,4 bilhões na economia. Nesse período, além do chamado furtante profissional, as lojas mais cheias, algumas delas até desorganizadas, podem registrar o crescimento de ações de pessoal mal-intencionadas.
Lojas cheias são sinônimo de boas vendas sim e não necessariamente representam mais perdas. Isso, claro, se o varejista tiver uma boa gestão de processos, pessoas e tecnologia. Por isso é fundamental e mandatório investir em um trabalho de prevenção de perdas para reduzir os prejuízos e manter o seu negócio saudável financeiramente.
Se não tomou medidas, ainda há tempo para tornar a sua loja mais protegida e com menos perdas nesse Natal. Uma dica importante: as áreas mais críticas a serem monitoradas na loja são as de compras, recebimento, estoque, troca de mercadorias, tesouraria e operação de caixa.
A boa notícia é que para cada área sensível às perdas há tecnologias disponíveis. As antenas antifurto, em conjunto com os mais variáveis tipos de etiquetas (rígidas ou adesivas), além do monitoramento por CFTV, são algumas das soluções eficazes para o varejista identificar as pessoas mal-intencionadas nas lojas.
Para o PDV há soluções como o Gatecash, uma ferramenta de monitoramento com sistema de vídeo análise que identifica automaticamente se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, como passar o produto com seu código de barras obstruído de forma que ele não seja lido pelo equipamento e nem registrado junto ao sistema de automação.
Usar ao máximo a tecnologia é um dos pilares para uma boa prevenção de perdas. Mas não deixe, desde já, de mapear todos os processos operacionais e a fazer um amplo diagnóstico das perdas registradas, confrontando com os dados obtidos em períodos natalinos de anos anteriores. E, por fim, mantenha a sua equipe de trabalho sempre alinhada e comprometida.
Afinal, como dito: para uma prevenção de perdas eficiente é preciso uma boa integração entre tecnologia, processos e pessoas. Mãos à obra e depois, nos conte a sua história. O Natal está logo aí!