Blog Prevenção de Perdas

O custo de gestão de numerário é mais elevado do que imaginamos?

Written by Adriano Sambugaro | 15-08-2017 18:34

Ter dinheiro no local – seja em caixas registradoras ou no back office – é um risco à segurança de varejistas, seus clientes e seus funcionários. Veja aqui por que minimizar a ameaça de roubo é uma prioridade para os varejistas e como o custo de gestão de numerário não automatizado pode ser alto.

O dinheiro em espécie transforma a loja em um alvo para ladrões. Há o custo de gestão de numerário óbvio, relacionado ao roubo – a perda de dinheiro, a reparação de qualquer dano físico causado e a interrupção do negócio –, mas também há custos indiretos provocados pela insegurança sentida por clientes e funcionários.

 

Ameaça aos Funcionários

Passar por qualquer tipo de assalto submete os funcionários a uma grande pressão emocional. Até mesmo saber que a loja está exposta devido à falta de segurança pode ser motivo suficiente para que a equipe se sinta insegura.

É um grande problema atrair e reter a equipe se uma loja fica conhecida por ser roubada com frequência. Manter funcionários confiáveis e contratar novos colaboradores é mais fácil se uma loja puder ser promovida como um lugar seguro para o trabalho.

 

Ameaça aos Clientes

Os assaltos frequentes também afetam o tráfego de pessoas. Uma abordagem comum no combate aos assaltos é criar uma barreira entre funcionários e frequentadores na loja, mas isso muitas vezes cria uma maior sensação de insegurança entre os clientes.

Existem maneiras inteligentes de proteger o dinheiro dentro de uma loja, como a utilização de cofres inteligentes com sistemas online para gestão de numerário. Desta forma, os recebimentos em espécie ficam em segurança e prontos para a coleta da empresa de transporte de valor. Em vez do pagamento tradicional com portões e barreiras para impedir o acesso do cliente, a área de caixas registradoras é mais aberta e ainda assim segura.

Melhora-se a experiência do cliente e cria-se um layout de loja que encoraja a interação dos funcionários com o comprador, além de reduzir o custo de gestão de numerário.

 

*Artigo traduzido do original escrito por Rob Suddaby.

 

Saiba mais sobre o custo de gestão de numerário e como a gestão automatizada e fechada de numerário reduz custos e melhora a eficiência dos processos de caixa. Baixe agora mesmo nosso Ebook gratuito!

 

 

Leia aqui mais artigos sobre custo de gestão de numerário:

Cofre Inteligente reduz custos de tesouraria em supermercado

Manuseio de dinheiro: o custo do pessoal e da contagem

Tecnologia para gestão de numerário é diferencial competitivo