Blog Prevenção de Perdas

Opex e Capex: o que é melhor para o seu negócio?

Written by Hailton Santos | 04-04-2022 21:00

 

Você, varejista, sabe o que é Opex (Operational Expenditure) e Capex (Capital Expenditure)? Entender ambos os conceitos até que não é difícil, mas é preciso tê-los bem alinhados diante das demandas, necessidades e, principalmente, das receitas da empresa. O tamanho e a expectativa de crescimento de uma empresa são pontos essenciais para elaborar a melhor estratégia de investimento. Antes de comprar (Capex) ou alugar (Opex) equipamentos, saiba delinear qual posição o seu negócio ocupa no mercado.


Especialmente em tempos de “vacas magras” na economia, ter o controle de suas finanças, quando o assunto é investir em tecnologia, por exemplo, é fundamental saber bem as diferenças e os impactos que Opex (locação) e Capex (aquisição das soluções) podem causar em sua operação. Apesar de representarem custos para o negócio, Opex e Capex devem ser gerenciados pelo varejista separadamente por suas naturezas contábeis e objetivos estratégicos. A locação ou a compra de equipamentos e soluções tecnológicas tem alguns aspectos que valem ser levantados antes da tomada de uma decisão.

 

A locação de tecnologia pode ser uma opção interessante para você empresário que quer ter acesso a equipamentos e soluções de proteção eletrônica de primeira linha e contar com suporte especializado já no preço. A locação não engessa seu capital, não sobre com a depreciação do produto e é possível adequar a sua tecnologia a todo momento.

 

Uma boa vantagem na compra de equipamentos é que os mesmos fazem parte dos bens da empresa e podem, eventualmente, ser vendidos no futuro, recuperando parte do investimento realizado.

 

Do ponto de vista tributário, os aspectos mais vantajosos do OPEX incluem a dedução na tributação do ano corrente, facilidade de aprovação dos gastos, maior flexibilização dos custos, sem a necessidade de descapitalização e adaptação a mudanças do mercado. Trocando em miúdos, são despesas de curto prazo, devem ser quitadas com o fluxo de caixa do negócio.

 

Já quanto a Capex, as principais características do modelo é que é um gasto sempre compreendido como investimento, representa aumento do fluxo de caixa dos ativos, tem retorno a longo prazo e maior previsibilidade. Ele altera a composição dos ativos do negócio e, deve trazer retornos sobre o investimento (ROI) para que seja bem-sucedido.

 

Opex e Capex: veja quando vale a pena

Boa parte das soluções de tecnologia disponibilizadas pela Gunnebo Cash Management Brasil pode ser adquirida por meio da Opex ou Capex. Aqui é preciso entender como está o fluxo de caixa de sua empresa. Com a pandemia, o varejo, na maioria dos segmentos, sofreu com perdas financeiras que ainda estão aos poucos sendo retomadas.

 

Por isso, é preciso ter bem claro que Opex são despesas de curto prazo e recorrentes, enquanto a Capex representa investimentos de longo prazo e pagas no ato da compra. Quando falamos em tecnologia para prevenção de perdas, gestão de processos e melhorias de performance, é importante ficar muito atento.

 

O blog da Gunnebo Cash Management Brasil já relatou, mas veja aqui novamente quais as principais diferenças entre os dois modelos.

Quando vale a pena comprar equipamentos (CAPEX)?

  • A posse do ativo traz vantagens competitivas permanentes pela exclusividade ou unicidade do bem;
  • O ativo possui propriedade intelectual a ser protegida, o que impede a locação por terceiros. Exemplo: plantas industriais de alta tecnologia;
  • Agentes financeiros não operam com esse tipo de ativo ou o valor da locação é muito elevado, tonando a compra mais vantajosa, independentemente do prazo;
  • Possibilidade de um mercado secundário em que o bem usado/depreciado possa ser revendido com facilidade, condição cada dia mais difícil de ser encontrada.

Quando vale a pena alugar equipamentos (OPEX)?

  • Apenas a disponibilidade do bem é suficiente, ou seja, a posse não constitui diferencial competitivo relevante;
  • A tecnologia intrínseca se torna obsoleta rapidamente;
  • Os ativos exigem disponibilidade permanente e manutenção contínua;
  • Existe boa oferta de locação ou leasing operacional dos itens desejados;
  • O valor de revenda após a depreciação é muito baixo ou inexistente.

 

Investimentos em tecnologia: como fazer as escolhas

Tratando-se de investimentos em prevenção de perdas e gestão de performance, é sempre bom lembrar que a tecnologia traz novidades. Aqui, nesse caso, é imprescindível contar com um parceiro fornecedor que possa realmente fazer um trabalho de análise em conjunto para minimizar investimentos desnecessários ou torná-los mais assertivos diante das demandas.

Um detalhe importante é que a escolha pela locação evita a descapitalização do varejista com a compra/substituição de equipamentos obsoletos, minimizando os impactos e gastos associados ao treinamento dos seus colaboradores sempre que se faz necessária uma mudança.

O que pode fazer a diferença na decisão é escolher a solução que melhor atenda a realidade da empresa, no que tange ao negócio em escala, flexibilidade e economia. E então, vai de Opex ou Capex em sua próxima tecnologia?

 

Tags: Opex e Capex; Opex; Capex; Gunnebo Cash Management Brasil; prevenção de perdas; gestão de performance; varejista