O Relatório de Ocorrência é uma ferramenta de extrema importância não só para a segurança de seu negócio, como também para prevenir perdas e ter um acompanhamento constante e organizado das atividades que acontecem em sua empresa. Neste artigo, trouxe algumas dicas de como preparar um relatório de ocorrência voltado para Segurança Empresarial, para ser apresentado à Alta Administração.
O principal ponto de um relatório é sua objetividade. Quanto mais objetivo for, menos incoerências e mais precisão ele terá. É necessário constar nele os principais fatos da ocorrência, com fotos e documentos, que deem embasamento para tomada de decisão. Vamos ponto a ponto entender melhor como criar um Relatório de Ocorrência preciso e objetivo:
1. Cabeçalho
Separe o cabeçalho em três linhas. Na primeira linha, coloque o nome da sua área; na segunda, coloque o nome da sua empresa; Já na terceira linha, coloque do que se trata o relatório. As primeiras informações que devem constar no relatório têm como objetivo deixar claro a que setor e área se referem.
Nossa sugestão de padronização para deixá-lo com um visual limpo e sem interferências:
2. Capa
A capa deve ser clara e direta, apenas com as informações estritamente necessárias, para que seja de fácil acesso.
3. Sumário Executivo
O Sumário Executivo é o resumo sintetizado dos principais pontos da ocorrência e deve ser capaz de comunicar e esclarecer. Ele precisa ser preparado visando ir direto ao ponto.
Lembre-se de que você vai apresentar as informações escritas a um gestor ou diretor e estes possuem poucos minutos para lerem um relatório e tomarem uma decisão. Por isso é tão importante elaborá-lo muito bem e com bastante objetividade. É o sumário executivo que ditará se o executivo terá interesse em ler todo o relatório posteriormente.
4. Informações
Aqui é o momento onde você deve descrever todos os fatos de maneira minuciosa e com detalhes importantes. As informações podem ser divididas em partes:
a) Informações gerais:
b) Informações específicas do sinistro:
5. Recursos de Segurança
Estas informações são importantes para ter um real monitoramento do que foi gravado, se há necessidade de investir em novas tecnologias e quais os recursos disponíveis para tomar providências legais em relação à ocorrência.
6. Detalhamentos
Este é o momento de detalhar e aprofundar as informações sobre os fatos. Mas, assim como explicado antes, procure sempre ser direto e objetivo.
a) Detalhamento do Sinistro:
Procure detalhar o sinistro com todas as informações apuradas, tais como:
b) Relatório de Monitoramento:
Caso a ocorrência tenha acontecido com a loja fechada, insira as informações da central de monitoramento ou da empresa de segurança.
7. Cronologia da Ocorrência
Neste ponto, é importante esmiuçar com horários toda a cronologia da ocorrência. Caso o sistema de CFTV tenha captado a ação, coloque as imagens em ordem cronológica.
8. Fotos
Insira fotos da ocorrência, como, por exemplo:
9. Ações adotadas logo após a ocorrência
Informe todas as ações que foram tomadas logo após a comunicação da ocorrência. É importante detalhar todas as ações para que o relatório sirva para futuras consultas.
10. Análise dos fatos
Neste ponto, o executor do relatório, que deve ser o mesmo que atendeu à ocorrência, deve colocar a sua percepção sobre os fatos de forma resumida e objetiva.
11. Recomendações
Sempre que houver uma ocorrência, recomendações de melhoria estrutural, de segurança ou de processos devem ser feitas. O executor do relatório deve inserir neste campo suas sugestões de melhorias baseadas no fato ocorrido.
12. Publicação dos dados de quem elaborou o relatório
Insira seu nome e função, assim como o nome do seu gestor imediato e a data.
Com estas informações bem alinhadas e os detalhes necessários, e possível ter relatórios que ajudem a evitar futuros problemas como perdas, furtos, roubos e até mesmo quebras e falhas de sistema. Um bom relatório de ocorrência é uma ferramenta essencial para a organização de uma empresa.
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