O Grupo Super Nosso, um dos top 5 do varejo supermercadista de Minas Gerais, fechou 2019 com faturamento de R$2,5 bilhões, segundo raking da ABRAS. Com os bons resultados, ficou claro que o aumento da lucratividade não veio apenas das vendas, mas também da redução das perdas. O grupo, que já utilizava tecnologia antifurtos como o Live EAS, agora também adotou a ferramenta de monitoramento de frente de caixa, Gatecash, para seguir melhorando ainda mais seus resultados, como mostramos na última edição da Revista Prevenção de Perdas.
O projeto piloto demostrou resultados animadores. Clóvis Pereira da Silva, gerente de Prevenção de Riscos da rede, destaca que trabalhar com a ajuda do Gatecash fez com que os índices de perdas despencasse de 4,8% para 1,7%. As ações aconteceram além da frente de caixa, no controle de recebimento, na entrada das lojas e rotinas diárias.
De acordo o gerente, o Gatecash ajudou o grupo a reconhecer a necessidade de o RH incrementar os treinamentos dos operadores. Ele aponta que todo operador recebe treinamentos, mas muitas coisas e mercadorias mudam e, com a ferramenta Gatecash, se tornou possível ver que era preciso aprimorar este aspecto e treinar com mais eficiência sua equipe. Com a ferramenta, os treinamentos podem ser realizados de maneira educativa e corretiva, além de garantir uma maior acuracidade na mensuração das perdas, pois as diferenças tendem a reduzir. E não foi apenas a área de Prevenção de Perdas que ganhou com a ferramenta, os operadores também passaram a trabalhar com mais segurança.
O objetivo é implantar o Gatecash em todas as lojas do Apoio Mineiro (bandeira do atacarejo do Grupo Super Nosso). O Momento Super Nosso, loja de vizinhança, também deverá receber a ferramenta.
Este artigo foi publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2020. Para acessar o conteúdo completo da Revista, clique aqui e faça o download gratuitamente |