Blog Prevenção de Perdas

Tecnologia traz experiência positiva para PDVs do Verona Supermercados

Written by Vanessa Urbieta | 03-12-2020 18:05

Uma busca constante das redes de supermercado é conseguir reduzir as perdas na frente de caixa para garantir os lucros, já que a frente de caixa acumula cerca de 40% das perdas das lojas de varejo. Foi com este objetivo inicial que a Rede Verona Supermercados buscou o auxílio da tecnologia para PDV. Mas as vantagens oferecidas pelo Gatecash não ficaram só aí. Com a ferramenta, o Verona conseguiu também melhorar o atendimento aos clientes em suas lojas, como contamos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.

A Rede que conta com um CD e 15 lojas no interior do Paraná, se tornou um case de sucesso na parceria com a Gunnebo. Primeiramente, a ideia era reduzir as perdas geradas por erros operacionais na frente de caixa.

Começaram com uma pequena equipe incorporada ao monitoramento CFTV, mas ao ver os resultados, optaram por criar um grupo dedicado ao Gatecash para ampliar ainda mais os efeitos dos resultados. Hoje, já são 83 checkouts monitorados com a ferramenta. Em algumas unidades, o objetivo não só era reduzir os erros, mas também trazer mais qualidade ao atendimento aos clientes.

“Havia um feedback negativo dos clientes quanto ao atendimento dos operadores e filas nos caixas. O Gatecash nos ajudou a identificarmos quais pontos eram precisavam de maior atenção, o que contribuiu e segue contribuindo nas ações de melhoria” - Emerson Ramos Torres, gerente de TI do Verona.

Em outras lojas, o foco foi essencialmente a redução de perdas. Com o Gatecash, se tornou possível identificar fraudes praticadas por funcionários e conseguiram uma redução significativa nos índices de perdas. Hoje, a ferramenta possibilita o envio semanal de relatórios à diretoria do Verona, reportando erros operacionais, auditoria de cupons cancelados, itens pesados, além do desempenho de atendimento dos colaboradores.

“O Gatecash nos possibilita medir a produtividade dos colaboradores e normativas da empresa, que resultam em uma melhora significativa no atendimento. Estamos sempre promovendo correções com treinamentos de funcionários para termos os melhores serviços aos nossos clientes”- Emerson Ramos Torres, gerente de TI do Verona.

A equipe de monitoramento do Gatecash agora gera informações para a equipe de prevenção das lojas, reportando erros operacionais que geram perdas. Também enviam dados para os auditores de processos nas lojas, gerando um ganho de tempo e de efetividade nas auditorias. Com o Gatecash, a rede paranaense tornou sua rotina mais eficiente, reduzindo perdas e melhorando o desempenho da equipe e o atendimento aos clientes.

 

Este artigo foi publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2020, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.