Você varejista sabe o quanto investe para agilizar suas operações financeiras ou perde com a falta de uma boa gestão de numerário de sua empresa? Pois bem, é bom ficar muito atento. Mesmo com a ascensão dos pagamentos digitais e dos cartões de plástico, o pagamento em dinheiro ainda tem uma participação importante no varejo brasileiro.
Uma outra constatação também é certa: a automação dos processos de gestão de numerário tem o potencial de gerar importantes reduções de custo para os varejistas, além de outros benefícios, como consequências diretas da eficiência e otimização do tempo. Literalmente, as companhias que ainda não adotam tais processos, no manuseio de dinheiro ou gestão de numerário, podem estar perdendo uma grande oportunidade de geração de valor.
Trocando em miúdos, varejistas devem estar cientes dos impactos financeiros e comerciais da gestão de numerário. E há uma série de soluções, como cofres inteligentes, ciclos de numerário e softwares de monitoramento, que podem auxiliá-los nas operações. É retorno certo na redução de custos, maior produtividade às equipes de trabalho e muito mais segurança nas ações da tesouraria.
As soluções de gestão de numerário, como as mencionadas acima, auxiliam os varejistas com informações e dados relevantes para ampliar a transparência do fluxo de caixa e criar processos padronizados de acordo com as características do seu negócio. No caso dos cofres inteligentes, por exemplo, é possível estabelecer critérios para uma postura proativa quando o os depósitos não são realizados com a frequência pré-estabelecida ou quando um acesso (login) é feito fora do horário do expediente.
Para uma rede varejista, o acesso à informação de fluxo de caixa em cada uma das lojas, possibilita comparar comportamento do mercado ou eventuais discrepâncias, sem contar nas vantagens de centralizar as informações em um único sistema. No aspecto segurança, os cofres inteligentes oferecem proteção não apenas física, mas também digital. Enquanto a proteção física do dinheiro reduz riscos de assaltos, a segurança digital impede qualquer acesso não autorizado e permite auditar todas as operações realizadas.
Além de combater as fraudes, soluções de gestão de numerário ajudam o varejista a liberar sua equipe de tesouraria, por exemplo, para outras funções ao mesmo tempo em que garante mais segurança no processo. Com os cofres inteligentes é possível rastrear o dinheiro, saber a quantidade exata no caixa e ser muito mais assertivo na contagem das notas.
A Gunnebo Cash Management – uma empresa Sesami - oferece, além dos cofres inteligentes, outras eficientes soluções para uma boa gestão de numerário. Ela tem o SafePay, solução de ciclo fechado - uma forma segura e eficiente de lidar com o dinheiro e eliminar diferenças. O ciclo fechado de gestão de numerário substitui a gaveta manual da caixa registradora, por um sistema que recicla e protege o dinheiro, desde o momento em que ele sai da mão do cliente, até chegar ao centro de contagem. Sem tratamento manual de dinheiro, sem oportunidades para diferenças de caixa e com uma loja mais segura para clientes e funcionários.
O Cash Control, por sua vez, é o software de gerenciamento de caixa da Gunnebo Cash Management, que permite otimizar o desempenho de seus processos de gestão de numerário. Com ele, o varejista pode garantir a gestão de dados de caixa de todas as lojas dentro de uma cadeia de varejo, com relatórios acessíveis a partir de qualquer computador na rede, mediante log in e senha.
Sem o uso da tecnologia em gestão de numerário, o varejista corre o risco de cometer erros de contagem, que são difíceis de serem rastreados e ter ampliado os riscos de fraudes, furtos e assaltos. Além disso, contagem e reconciliação de valores são caras em termos de tempo e recursos; o planejamento da coleta pelas empresas de transporte de valores se torna mais difícil e pouco seguro.