Você que atua em uma empresa, seja ela de qual segmento for, certamente, já ouviu a frase “tempo é dinheiro”. E no varejo a expressão faz ainda mais sentido, especialmente se considerarmos a velocidade com que a transformação digital ocorreu nos últimos três anos. Por isso mesmo, a gestão de numerário automatizada, feita com o auxílio de tecnologias como cofres e recicladores inteligentes, agilizam a rotina do varejista, trazendo mais segurança e controle sobre os recebimentos em dinheiro.
Muitos especialistas se debruçam sobre o tema porque enxergam que a falta de uma boa gestão de numerário costuma envolver perdas, erros de contagem e também gastos excessivos de tempo da equipe operacional. E aqui, mais do que nunca, vale a máxima “tempo é dinheiro” definitivamente. Saiba, por exemplo, que operar um processo de manuseio de dinheiro completamente manual, na frente de caixa e no back office, além de ser menos eficiente, traz maior risco para o varejista.
Com as prerrogativas das consequências da falta de uma boa gestão de numerário já lançadas, vai aqui outra informação importante. Embora os meios de pagamento digitais estejam cada vez mais presente na vida dos brasileiros, a circulação de dinheiro em cédulas no comércio subiu durante a pandemia. Ao todo, foram R$ 331 bilhões em circulação por meio de 7,6 bilhões de cédulas, um número 21% superior antes da pandemia de covid-19, como aponta um levantamento efetuado pelo Banco Central.
Quer mais? Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva com o Banco 24 horas, apontou que mais de 60% das pessoas entrevistadas usam dinheiro físico em seus pagamentos. A preferência acontece porque ele favorece a obtenção de desconto, algo importante em tempos tão difíceis da economia.
Com tal informação, é bom ficar preparado. Afinal, a automação dos processos de gestão de numerário gera importantes reduções de custo para o varejista, além de muitos outros benefícios relacionados à eficiência e otimização do tempo. Trocando em miúdos, “tempo é dinheiro” como mencionamos no título. Se tem problemas com o tema, então não fique de mãos atadas.
Tempo é dinheiro: toda tecnologia à disposição
Muitos varejistas acham o manuseio de numerário entediante ou muito difícil e não se atentam para possíveis problemas que podem acontecer. Imagine passar dias tentando identificar e corrigir um simples erro de contagem, isso consome horas de um ou mais funcionários, gerando custo, algo impensável com o varejo moderno e toda a transformação digital.
Em um sistema de gestão de dinheiro automatizado, as notas e as moedas são contabilizadas e validadas automaticamente, gerando um relatório final com todos os valores depositados ao longo do dia, o processo de reconciliação é otimizado. Com o cofre inteligente, o varejista garante a contagem de dinheiro de maneira automática, com monitoramento de volume de caixa, além de contar com integração com as empresas de transporte de valor.
Com um sistema automático que realiza contagem de notas, rejeita cédulas falsas e emite relatórios com dados sobre os depósitos, o cofre inteligente otimiza o tempo da equipe e ajuda a melhorar o gerenciamento de caixa. A contagem automática das notas diminui em até duas horas o processo de tratamento de dinheiro, além de oferecer mais segurança (é possível acompanhar tudo em tempo real), agilidade e controle (relatórios dos depósitos são disponibilizados para o cliente) para o varejista.
Alta segurança para a empresa
Uma outra forma segura e eficiente de lidar com o dinheiro e eliminar diferenças dos caixas é o ciclo fechado de gestão de numerário. Ele substitui a gaveta manual da caixa registradora por um sistema que recicla e protege o dinheiro desde o momento em que ele sai da mão do cliente até chegar ao centro de contagem.
O cliente realiza o pagamento direto no dispositivo e recebe seu troco, se houver, automaticamente. O trabalho de tesouraria será o recolhimento do dinheiro armazenado ao final da operação do dia do caixa.
Além da redução de custos e conquista de processos mais eficientes, o retorno sobre investimento da gestão de numerário proporciona também melhor nível de atendimento a clientes. Assim, é extremamente necessário prevenir as suas perdas para que seu negócio se rentabilize ao máximo.
Muitos varejistas relatam que o processo de contagem de dinheiro é muito demorado. Com o cofre inteligente é possível automatizar tudo e, o melhor, já pode ser integrado ao ERP. Dessa forma, em questão de segundos, por meio dos relatórios, o varejista pode saber quanto foi vendido e o total depositado.