A cultura é um conjunto de hábitos e costumes que permeiam um mesmo grupo. Estes hábitos devem fazer parte da rotina de todos e serem praticamente orgânicos. Assim também deve ser a cultura de Prevenção de Perdas: fazer parte do DNA da empresa, funcionando como uma estratégia importante para os resultados dos negócios. É preciso que a cultura de Prevenção de Perdas tenha diretrizes transformadas em atitudes, processos e atividades no dia a dia de seus colaboradores. Para isso, recomendei uma série de passos em meu livro Pentágono de Perdas que você poderá conferir também aqui.
Para pensar melhor no conceito de cultura organizacional, reuni duas visões de importantes:
A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização e isso surge do compartilhamento entre todas as pessoas, como demonstrado pelos autores. Para estabelecer a cultura de Prevenção de Perdas é importante definir uma MISSÃO, VISÃO e VALORES para sua empresa. Mas o que são estes três conceitos?
Uma vez definidas as grandes diretrizes – missão, visão e valores – vamos avançar através dos 10 passos para implantar uma cultura de Prevenção de Perdas:
1- PLANEJAR: Definir objetivos
2- CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL: Personagem, história, slogan
3- COMUNICAR: Intranet, Jornal Interno, Caixa de Sugestões
4- ENVOLVER: Kit boas-vindas, Workshop, Café da manhã
5- CRIAR CAMPANHAS: Objetivos, Metas, Recompensas
6- MEDIR: Inventários, Quebras
7- DIVULGAR: Transparência
8- RECONHECER: Eventos, premiação, valorização pessoal
9- ESTIMULAR: Revisão das metas, objetivos claros, engajamento
10- CAPACITAR: Transmitir conhecimento, reciclar e revisar, desenvolver multiplicadores
Este conteúdo faz parte do livro Pentágono de Perdas – Transformando Perdas em Lucro. Para se aprofundar melhor nestes assuntos, acesse agora mesmo o Portal Prevenção de Perdas Brasil e garanta seu exemplar.
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