Ao longo dos anos, a Prevenção de Perdas sofreu uma evolução importante. As estratégias deixaram de ser focadas apenas na redução dos custos e na diminuição de incidentes e passaram a atuar em todas as perdas da empresa. Sendo a perda qualquer efeito que reduza de forma direta ou indireta o lucro, é importante que a Prevenção de Perdas de fato aja em todas as áreas do negócio. No livro Pentágono de Perdas, comentamos sobre os fatores externos, internos e sobre a gestão que apontam como extremamente necessário um plano de estratégia para implantar Prevenção de Perdas e tornar uma empresa mais competitiva.
Deixando para trás a noção de que Prevenção de Perdas funciona como a Segurança, em um nível operacional, o varejista passa a entender essa área como parte das estratégias de seu negócio, especialmente após considerar a real necessidade de implantar Prevenção de Perdas em sua empresa:
Fatores Externos Incontroláveis
1. Mercadoria com forte competição
2. Margens de lucro menores
3. Nova postura dos consumidores
4. Diversos canais de venda
5. Fim da ciranda financeira
Um novo “olhar” para os negócios
6. Disciplina de processos e controle contínuo
7. Varejo profissionalizado
8. Ambiente ético e governança corporativa
9. Prevenir é questão de sobrevivência
Gestão transformadora
10. Aumento das margens
11. Visão global do negócio
12. Atuação com resultados
13. Eficiência faz parte do DNA da empresa
Este conteúdo faz parte do livro Pentágono de Perdas – Transformando Perdas em Lucro. Para saber mais sobre o livro impresso e como adquiri-lo, acesse agora mesmo o Portal Prevenção de Perdas Brasil.
Mais artigos sobre implantar Prevenção de Perdas em sua empresa:
5 passos para convencer a diretoria a investir em Prevenção
A necessidade de incluir Prevenção de Perdas nas estratégias da empresa
5 razões pelas quais seu plano de Prevenção de Perdas não está funcionando