Prevenção de perdas é um tema recorrente na maioria das empresas, mas que ainda precisa ser encarado com mais seriedade. Geralmente as estratégias voltadas para prevenção são compostas por programas que prometem uma redução significativa nas perdas, aumentando a eficiência da empresa e resgatando aquele gás que existe guardado e que muitas vezes pode ser o último suspiro. Porém nem sempre as promessas feitas pelos planos de prevenção surtem os efeitos desejados e é preciso entender o porquê.
Vender um projeto de estratégias em Prevenção de Perdas é relativamente fácil, afinal de contas, quem não quer aumentar o lucro da empresa sem mexer em pontos frágeis como margem, redução de pessoal ou mesmo na venda de ativos da empresa? Mas não se engane: não existe uma receita pronta, com resultados milagrosos! Uma hora ou outra você vai esbarrar em algum dos principais motivos do insucesso na área. Vai se questionar por que seus planos e estratégias não estão funcionando. É neste momento que se torna necessário rever os conceitos e buscar respostas.
Por isso, selecionei aqui os cinco principais motivos para o insucesso nas estratégias em Prevenção de Perdas. Não trago estas informações com o intuito de desestimular você, profissional que tem interesse em implantar essa área que é fundamental na empresa, mas para melhorar sua perspectiva, ampliar sua visão e evitar o fracasso de suas estratégias.
1 - Erros na Subordinação do departamento
O departamento de Prevenção de Perdas deve se reportar diretamente ao mais alto nível hierárquico da empresa, seja presidente ou diretor, não importa! O departamento deve ter autonomia nas decisões e não deve sofrer interferências de outros departamentos. Digamos que em sua empresa a Prevenção de Perdas se reporte ao Diretor de Operações, como você poderá tratar sobre a investigação de um Gestor Operacional com alguém da mesma área? Prevenção de perdas deve ser imparcial!
2 - Erros na Cultura da Empresa
O resultado do departamento de prevenção depende do comprometimento dos outros departamentos. Para alcançar isto você terá que envolver as pessoas e isso só é possível utilizando a transparência e a clareza nas informações. Mostre para as equipes o real impacto das perdas para a empresa; defina e explique qual o papel de cada pessoa, como indivíduo, e não fale apenas sobre o papel do setor onde esta pessoa trabalha. Com isso, você conseguirá mudar o mindset de sua equipe de profissionais.
"Para mudar a cultura da empresa você precisa preparar cada colaborador individualmente."
3 - Falhas nos Procedimentos Padronizados
Um erro comum é implantar procedimentos de outra empresa, acreditando que irão funcionar igualmente em sua empresa. Ainda que sejam do mesmo segmento, é provável que as estratégias não alcancem sucesso, porque os panoramas são diferentes. Lembre-se de que ao desenvolver um processo você deverá levar em conta as particularidades de sua empresa, como a estrutura e o pessoal que irá executar a tarefa. Outro ponto importante é o procedimento não é apenas desenvolvido para a equipe de Prevenção de Perdas. Procure não usar muitos termos técnicos e seja o mais didático possível.
4 - Falta de Metas tangíveis
É primordial desenvolver metas que possam ser atingíveis, do contrário você poderá frustrar a equipe com metas inalcançáveis. Sempre aconselho a estipular três níveis de meta, denominadas Ruim, Boa e Ótima. Em caso de uma meta Ruim, existem alguns procedimentos a serem seguidos, como verificar as metas dos demais departamentos da empresa. Você também pode fazer algumas mudanças em níveis de gestão, como entregar para um gestor uma loja problemática e traçar uma premiação especifica para ele, caso atinja um dos dois níveis positivos. É sempre importante premiar a loja/equipe ou profissional que tiver destaque. Atitudes como esta funcionam como reforço positivo e geram melhor comprometimento de toda a empresa.
5 - Não buscar melhoria contínua
Neste momento muitos pecam. Às vezes achamos que pelo fato de ter atingido as metas estabelecidas, podemos diminuir um pouco a participação da área dentro da empresa e isto não está correto. Digamos que a sua empresa tenha um auditor no processo de recebimento de mercadorias. Como as falhas/furtos no processo de recebimento diminuíram, você resolve retirar esse profissional. Esta seria uma atitude correta? Os problemas não voltariam a ocorrer? Ressalto que este pensamento não é um ponto fora da curva, ou seja, ocorre muito. Na verdade, quanto mais reduzimos as perdas, maiores serão os investimentos, seja em pessoas, através de cursos, palestras, treinamentos, aumento salarial e outros, assim como investimentos tecnológicos.
É importante seguir estes passos e entender que o combate as perdas deve ser uma estratégia constante, com objetivos claros e contínuos. Quando menos perdas, maiores lucros e maior a possibilidade de investir em estratégias em Prevenção de Perdas, para continuar melhorando ainda mais os resultados. Com uma equipe bem treinada, processos bem estabelecidos e tecnologias eficientes, sua empresa estará no caminho certo.
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