O cenário atual do varejo demanda uma gestão cada vez mais analítica. Por isso se torna ainda mais importante utilizar soluções focadas em entregar não apenas prevenção, mas também informações relevantes para os gestores, que possibilitem reavaliar processos para atuar de forma mais assertiva. Este artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas, apresenta a transformação da Prevenção de Perdas rumo a um nível mais estratégico, utilizando como exemplo a gestão da frente de caixa.
A contribuição que a tecnologia para Prevenção de Perdas pode dar para outras áreas do varejo é muito vasta. E fica ainda mais fácil percebermos as vantagens ao analisarmos os dados coletados com históricos de aplicação da solução de monitoramento de frente de caixa da Gunnebo, o Gatecash.
Como sabemos, a frente de caixa é um dos pontos mais sensíveis e relevantes do varejo, pois é lá que reunimos o momento de concretização da venda, a intensa interação com o cliente, uma grande rotatividade de funcionários e o alto índice de perdas. Utilizando ferramentas como o Gatecash neste cenário, conseguimos controlar e reduzir as perdas, mas o ganho qualitativo na gestão do atendimento e fortalecimento dos processos por meio das análises é enorme e um grande diferencial.
Para entendermos melhor como a Prevenção de Perdas tem se apresentado no mercado, classificamos sua atuação em três fases nos tópicos abaixo:
Historicamente, a primeira preocupação da Prevenção de Perdas é identificar e até mesmo “flagrar” furtos internos ou externos, quebras operacionais e erros administrativos.
Cenário na frente de caixa: Ausência de uma solução inteligente de monitoramento restringe a prevenção de perdas à flagrantes de eventos ou registro de perdas não identificadas.
Nesse estágio, a implantação de tecnologia para Prevenção de Perdas permite uma abordagem mais analítica da área, avaliando indicadores e procurando identificar a causa raiz de cada problema para ajustar os processos.
O Gatecash oferece, por exemplo, diversos filtros de classificação que permitem uma auditoria por tipo de evento (cancelamento de cupom, consulta de preço etc.) ou tipo de produto, o que permite levantamento de informações para análises mais detalhadas sobre as perdas.
Exemplos de aplicação do Gatecash na gestão de frente de caixa:
Quando o varejista passa a ter dados sobre a operação, funcionários e consumidores, um leque de benefícios se abre. No caso do Gatecash, surge uma série de possibilidades de avanços no uso da ferramenta e o que é mais importante: sem custo adicional.
Exemplos de ações baseadas em dados do Gatecash:
Exemplo de perda (multiplicação de produto), por falta de atenção do operador de caixa:
O Gatecash, monitoramento da frente de caixa, é uma tecnologia que possibilita uma nova maneira do varejista lidar com o dia a dia nas lojas e rever processos de suas operações. Ao monitorar o PDV, torna-se possível gerenciar filas e o próprio atendimento, direcionar os treinamentos e até mesmo inibir as fraudes antes que elas aconteçam. Buscar novas estratégias com auxílio da tecnologia é um caminho importante para o sucesso das lojas de varejo. Investir em soluções para prevenção de perdas pode ir muito além do que imaginamos.
Posts relacionados:
Perdas na frente de caixa? Antes de desconfiar do time, leia este artigo
Treinamento: prevenção de perdas para equipes de supermercados
Tecnologia reduz em até 76% as perdas no Koch Supermercados
* Este artigo foi publicado originalmente em 06/06/2019 e atualizado em 08/09/2021.