Os últimos anos foram um verdadeiro baque para a economia brasileira. O que vemos agora é, aos poucos, os consumidores retomarem sua rotina de consumo e alguns setores tem apresentado já um bom desempenho em 2017. É o caso do setor farmacêutico. Segundo pesquisas, houve um aumento de 11,4% nas vendas em relação ao ano de 2016, alcançando um total de R$99 bilhões em vendas. Essa retomada do crescimento da economia é fundamental para o varejo, mas junto às vendas estão as perdas e é preciso pensar em Prevenção de Perdas para o PDV do Canal Farma, como mostrei na matéria ao Vitae Editora.
Há um tempo, o setor de farmácias deixou de ser apenas um local para compras de medicamentos. Nas drogarias, o consumidor pode encontrar desde remédios simples que combatem dores e febre e artigos de beleza e até chocolates.
Com um mix de produtos mais atraente, sobem não só as vendas do setor farmacêutico como também as perdas: segundo a 16ª Avaliação de Perdas do Varejo Brasileiro, organizada pelo Ibevar/Provar, os furtos internos e externos representam 38% das perdas nas farmácias, abocanhando uma grande parte dos lucros obtidos com o aumento das vendas. Além disso, observando pesquisas anteriores, vemos que as médias e pequenas empresas perdem mais que o dobro das maiores empresas.
Confira a matéria na íntegra clicando aqui
>> Dica para os varejistas: ao investir em soluções de monitoramento e Prevenção de Perdas para o PDV, como é o caso do Gatecash®, alcançamos reduções significativas nos índices de perdas, além de contribuir para uma mudança de cultura da organização. Solicite mais informações, clicando aqui.
Mais artigos sobre perdas e farmácia:
Guia da Farmácia fala sobre perdas na frente de caixa
Projeto inovador de etiquetagem na origem na Raia Drogasil
O crescimento do setor farmacêutico: como controlar perdas no estoque?