Muito se fala sobre os constantes problemas relacionados a furtos e perdas na Frente de Caixa. Os motivos são diversos e vão desde problemas com a desorganização do check out até fraudes com conluio dos funcionários. Já falamos sobre este tema em nosso Ebook exclusivo, mas vemos que, com o aumento do índice de perda, ainda é muito necessário voltar ao tema e propor soluções para diminui-las.
O tema da Prevenção de Perdas da Frente de Caixa é urgente e recebeu um amplo destaque na Revista Guia da Farmácia. Na matéria, diversos especialistas falaram sobre o problema e as soluções e estratégias imediatas que auxiliam a reduzir o prejuízo dos varejistas.
Nosso diretor Luiz Fernando Sambugaro, especialista em Prevenção de Perdas, não poderia ficar de fora da entrevista e marcou presença dando dicas imprescindíveis para o varejo.
Luiz Fernando Sambugaro destacou pesquisas recentes que mostram que de 40% a 60% do furto interno (praticado por funcionários) ocorre no caixa do varejo.
Estes números alarmantes mostram que os estabelecimentos precisam dedicar cuidados e encontrar soluções específicas para este tipo de problema.
Dentre as soluções apresentadas por ele está o Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV, que confere em tempo real, através de vídeo e áudio, as compras realizadas e os tickets registrados. Como foi dito no artigo, o Gatecash monitora desde a leitura do código do produto, a inserção do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cliente, até a finalização do pagamento. Também possibilita gravar o que é dito por operadores de caixa e clientes.
“No primeiro dia, após a implantação do Gatecash, são detectadas fraudes no PDV em 80% dos casos”, comenta Sambugaro.
Além desta solução, Luiz Fernando Sambugaro também deu outras dicas como:
- Mantenha o PDV organizado: a bagunça provocada pelo excesso de produtos descartados no check out pode atrapalhar a visualização das câmeras, facilitando a fraude tanto externa quanto interna;
- Faça testes regulares com as antenas: aguarde momentos de alto fluxo de clientes e mostre a seus funcionários ou a possíveis furtantes que seu sistema antifurtos funciona perfeitamente. Atitudes como esta inibem atos ilícitos;
- Deixe as câmeras do CFTV visíveis: os equipamentos de segurança inibem furtos desde o momento de sua instalação. A presença destas tecnologias mostra que o varejista se preocupa com a segurança e mantém sua loja bem equipada.
Para conferir a matéria na íntegra, acesse o site da Guia de Farmácia.
Você também pode se interessar por:
Perda na Frente de Caixa: oportunidade para ganhos
5 motivos para usar tecnologia contra as perdas na Frente de Caixa
[EBOOK GRATUITO] Entenda os riscos e reduza perdas na Frente de Caixa