Um dos grandes desafios da Prevenção de Perdas é a sazonalidade, aquele momento em que o fluxo de clientes e as vendas aumentam consideravelmente, mas também traz consigo o risco do aumento das quebras e furtos. É preciso estar atento e tomar atitudes estratégicas para que o aumento das vendas não seja acompanhado pelo aumento das perdas.
É comum que nestas épocas a exposição dos produtos fique mais agressiva e a atratividade também. Os varejistas também investem no estoque, que aumenta em busca de um faturamento maior para garantir os lucros.
Porém, alguns fatores devem ser considerados para que este lucro não vá por água abaixo junto com as perdas:
• Exposição Agressiva: atrai clientes, mas também furtantes externos. Para produtos em exposição é importante o uso da proteção eletrônica, como etiquetas adesivas, etiquetas rígidas, etc. Também é necessário um atendimento presencial intensivo, sempre atento a estes produtos de alto risco. Quando possível, os produtos de maior valor devem estar posicionados ao alcance do Circuito Fechado de TV – CFTV.
• Aumento nos Estoques: é preciso atenção para os pedidos de compra neste período. Geralmente, cria-se uma expectativa maior pela pressão de resultados e deixam-se de lado os cálculos de compra, análises de demanda e vendas médias dos anos anteriores. Toda esta atenção deve existir para evitar a perda por excesso de estoque ou pela necessidade de usar de estratégias de liquidação com descontos maiores pelo excesso.
• Aumento no Fluxo de Pessoas: para os períodos de sazonalidade é importante que os colaboradores da área de vendas e os fiscais de prevenção de perdas – quando houver – redobrem a atenção. Com o aumento do fluxo de pessoas, aumenta também a presença de furtantes que se mesclam com potenciais compradores.
• Operações de Caixa: o monitoramento de eventos como cancelamentos de cupom e cancelamentos de item devem ser acompanhados pela gerência da loja e também pela prevenção de perdas. Já existem equipamentos no mercado, como o Gatecash, que agilizam esse processo e deixam as operações de Frente de Caixa ainda mais seguras.
A atenção deve ser redobrada em períodos de sazonalidade para que o aumento no faturamento não seja corroído por um aumento de perda indesejado.
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