Um dos grandes desafios da Prevenção de Perdas é a sazonalidade, aquele momento em que o fluxo de clientes e as vendas aumentam consideravelmente, mas também traz consigo o risco do aumento das quebras e furtos. É preciso estar atento e tomar atitudes estratégicas para que o aumento das vendas não seja acompanhado pelo aumento das perdas.
É comum que nestas épocas a exposição dos produtos fique mais agressiva e a atratividade também. Os varejistas também investem no estoque, que aumenta em busca de um faturamento maior para garantir os lucros.
A sazonalidade traz a possibilidade de alavancar as vendas, por isso é tão esperada pelos varejistas em geral.
Porém, alguns fatores devem ser considerados para que este lucro não vá por água abaixo junto com as perdas:
• Exposição Agressiva: atrai clientes, mas também furtantes externos. Para produtos em exposição é importante o uso da proteção eletrônica, como etiquetas adesivas, etiquetas rígidas, etc. Também é necessário um atendimento presencial intensivo, sempre atento a estes produtos de alto risco. Quando possível, os produtos de maior valor devem estar posicionados ao alcance do Circuito Fechado de TV – CFTV.
• Aumento nos Estoques: é preciso atenção para os pedidos de compra neste período. Geralmente, cria-se uma expectativa maior pela pressão de resultados e deixam-se de lado os cálculos de compra, análises de demanda e vendas médias dos anos anteriores. Toda esta atenção deve existir para evitar a perda por excesso de estoque ou pela necessidade de usar de estratégias de liquidação com descontos maiores pelo excesso.
• Aumento no Fluxo de Pessoas: para os períodos de sazonalidade é importante que os colaboradores da área de vendas e os fiscais de prevenção de perdas – quando houver – redobrem a atenção. Com o aumento do fluxo de pessoas, aumenta também a presença de furtantes que se mesclam com potenciais compradores.
• Operações de Caixa: o monitoramento de eventos como cancelamentos de cupom e cancelamentos de item devem ser acompanhados pela gerência da loja e também pela prevenção de perdas. Já existem equipamentos no mercado, como o Gatecash, que agilizam esse processo e deixam as operações de Frente de Caixa ainda mais seguras.
A atenção deve ser redobrada em períodos de sazonalidade para que o aumento no faturamento não seja corroído por um aumento de perda indesejado.
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