Assunto recorrente do varejo, a análise de dados é uma questão que precisa de mais atenção dos especialistas. Quando falamos de análise de dados, não estamos apenas falando sobre o levantamento das informações do varejo, mas também o que se faz com os dados quando são coletados. Analisar os dados não é apenas coletar informações. O verdadeiro objetivo desta prática é utilizar os dados da melhor forma possível para resolver antigos problemas de perdas no varejo e planejar novos planos de ação, como mostrei em meu vídeo para o Café com Prevenção.
Como já apontei anteriormente aqui no blog, os dados coletados em uma loja podem transformar a rotina do varejo se bem utilizados. Acredito que existam alguns passos para aproveitarmos estes dados na prevenção de perdas:
Para entender melhor, em meu vídeo dei exemplos de situações no varejo em que a análise de dados poderia, facilmente, resolver uma questão. Você pode assistir o vídeo aqui:
Realizar uma análise de dados do varejo não é apenas levantar números. Indicadores são fundamentais, mas não servirão de nada se o varejista não utilizá-los ativamente na rotina de sua loja. Criar ferramentas e estratégias para reduzir os índices de perdas a partir dos indicadores é um passo necessário dentro de uma loja de varejo. Coletar dados, ter indicadores e não fazer nada com eles não irá reduzir suas perdas. Planeje-se e invista em prevenção de perdas!
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