Assunto recorrente do varejo, a análise de dados é uma questão que precisa de mais atenção dos especialistas. Quando falamos de análise de dados, não estamos apenas falando sobre o levantamento das informações do varejo, mas também o que se faz com os dados quando são coletados. Analisar os dados não é apenas coletar informações. O verdadeiro objetivo desta prática é utilizar os dados da melhor forma possível para resolver antigos problemas de perdas no varejo e planejar novos planos de ação, como mostrei em meu vídeo para o Café com Prevenção.
Como já apontei anteriormente aqui no blog, os dados coletados em uma loja podem transformar a rotina do varejo se bem utilizados. Acredito que existam alguns passos para aproveitarmos estes dados na prevenção de perdas:
1- Realizar o inventário para levantar informações e dados;
2- Criar indicadores a partir do inventário;
3- Analisar os indicadores, montando um histórico de problemas, para identificar a origem das perdas;
4- Criar planos de ação para reduzir a ocorrência do problema e das perdas.
Para entender melhor, em meu vídeo dei exemplos de situações no varejo em que a análise de dados poderia, facilmente, resolver uma questão. Você pode assistir o vídeo aqui:
Realizar uma análise de dados do varejo não é apenas levantar números. Indicadores são fundamentais, mas não servirão de nada se o varejista não utilizá-los ativamente na rotina de sua loja. Criar ferramentas e estratégias para reduzir os índices de perdas a partir dos indicadores é um passo necessário dentro de uma loja de varejo. Coletar dados, ter indicadores e não fazer nada com eles não irá reduzir suas perdas. Planeje-se e invista em prevenção de perdas!
→ Ainda não sabe como fazer um inventário de varejo? Acesse as dicas de Antônio Balbino clicando aqui.