Blog Prevenção de Perdas

Como funciona a pesquisa de mercado para o varejo?

Written by Gustavo Carrer | 14-08-2018 14:38

O crescimento das lojas e as recentes crises econômicas que o país vem enfrentando exigem do varejo decisões rápidas e assertivas, que tragam resultados. Os desafios são muitos e podem ser enfrentados com mais eficiência se nos utilizarmos de estratégias como a pesquisa de mercado. Cada dia mais sofisticadas, as pesquisas buscam antecipar os movimentos do consumidor e os especialistas desta área analisam dados e informações sobre público-alvo, mercado, concorrentes e até mesmo sobre seu próprio negócio, com objetivo de potencializar as vendas do varejo. Para conhecer esta estratégia do varejo, convidamos a especialista Angelita Ferraz, fundadora da Ferraz Pesquisa de Mercado e graduada em Propaganda e Marketing, com MBA em mercado de consumo e varejo pela USP, para conversar conosco na terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo.

"A partir do momento em que o varejo começa a pesquisar ele evita algumas perdas lá na frente em relação a tipo de venda, a demanda do consumidor. Eu diria que a pesquisa no varejo é essencial para a sobrevivência do negócio" Angelita Ferraz

Nesta terceira série de vídeos da terceira temporada do PDV, publicaremos nossa conversa com Angelita Ferraz em três partes, onde abordaremos os conceitos básicos sobre pesquisa de mercado, (1), o perfil do novo consumidor do varejo (2) e tendências e inovações da pesquisa de mercado (3).

Agora você pode assistir o primeiro vídeo da série que vai falar sobre:

  • Pesquisa de mercado e varejo nos dias de hoje
  • Como conhecer o consumidor e melhorar resultados
  • Investimentos em pesquisa de varejo
  • Exemplos práticos e resultados reais
  • Tomando decisões mais assertivas com a pesquisa de varejo

 

 

"O consumidor está dinâmico, o mercado está dinâmico, toda essa estrutura do novo consumidor demanda que a frequência da pesquisa de mercado seja cada vez maior. Independente do tipo de pesquisa, recomendamos que o varejista faça pesquisas de mercado pelo menos duas vezes por ano" – Angelita Ferraz

 

PDV – Por Dentro do Varejo – um canal de vídeo voltado para os profissionais de varejo, fruto de uma parceria do Grupo Varejo Profissional com a Gunnebo.

 

Aproveite para conferir às três primeiras partes do segundo episódio da terceira temporada do PDV, que abordou a Arquitetura do Varejo:

Como a arquitetura comercial pode trazer mais resultado para o varejo?

Arquitetura de varejo na prática: projetos e resultados

Quais as tendências e inovações da arquitetura comercial para varejo?