O comércio digital trouxe novos desafios para os varejistas tradicionais. Agora, com tantas opções a apenas um clique de distância, o ambiente do varejo precisa se destacar como um diferencial. As lojas, hoje em dia, precisam ir além do conforto, é preciso se transformar em um verdadeiro playground social, que desperte no consumidor um desejo de estar fisicamente presente na loja. É neste ponto que entram os especialistas em arquitetura de varejo, que entendem o cliente, trazendo para a realidade uma loja com um conceito diferenciado, que se destaque das demais. Para saber um pouco mais sobre o papel da arquitetura comercial, convidamos o especialista José Antônio Henrique, o Zeh, sócio-fundador da Estúdio Zeh Arquitetura, que conversou conosco na terceira temporada do PDV – Por dentro do varejo.
"O resultado de um projeto de arquitetura de varejo depende de uma série de fatores para ter sucesso. É preciso conhecer o DNA da empresa, para quem é, como montar esse projeto, em que lugar está a loja e o design deve se adequar a tudo isso". – José Antônio Henrique
Publicaremos aqui nossa conversa em uma sequência de três vídeos, onde José Antônio Henrique irá abordar os principais pontos sobre arquitetura e resultados do varejo (1), exemplos de projetos e resultados na prática (2) e tendências e inovações da arquitetura de varejo (3).
Abaixo você pode conferir o primeiro vídeo da série que vai abordar:
- Relação entre Arquitetura e resultados de varejo
- DNA da loja e o ponto de partida para seu projeto
- Adequação entre arquitetura e consumidor
- Sustentabilidade e arquitetura comercial
- Arquitetura e Visual Merchandising
"O cliente precisa olhar o projeto de arquitetura de varejo e se sentir pertencendo àquele mundo, àquela loja. O pertencimento é algo que a arquitetura deve transmitir para o consumidor". – José Antônio Henrique
O PDV – Por Dentro do Varejo – um canal de vídeo voltado para os profissionais de varejo, fruto de uma parceria do Grupo Varejo Profissional com a Gunnebo.
Assista também as três primeiras partes do primeiro episódio da terceira temporada do PDV:
Como os manequins podem ajudar nos resultados do varejo de moda
Como extrair melhores resultados dos manequins de sua loja de varejo?
O que esperar para o futuro dos manequins no varejo?