O comportamento do consumidor moderno vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Essa, por sua vez, é cada vez mais utilizada para melhorar a experiência do cliente, já que seu comportamento é peça-chave na decisão dos varejistas. Trazer mais conforto, conveniência e novidades para uma loja são garantias de um melhor desempenho no varejo. Mas, para isso, é preciso ter acesso a informações sobre fluxo de clientes, a chamada cultura de analytics, para poder elaborar estratégias de vendas mais eficientes e direcionadas.
Analytics ou Inteligência analítica é a coleta de dados e informações de fluxo de acesso que mostram padrões de comportamento de usuários em um site. É um campo abrangente e multidimensional que utiliza diversas técnicas e estatísticas para alcançar estes dados.
No varejo online, essas informações são essenciais para pensar estratégias e novas maneiras de lidar com os clientes, assim como identificar produtos mais acessados, horários de pico nos sites e como conseguir melhores posicionamentos em mecanismos de busca como o Google.
É possível levar esse conceito para o varejo físico, trazendo um novo arsenal de informações à disposição do lojista. Uma vez construída essa cultura de analytics, o desafio passa a ser traduzir esse conhecimento para melhorar a experiência de compra dos clientes no PDV. Análises mais detalhadas, obtidas com a tecnologia, servem para nortear as estratégias de precificação, promoção e comunicação, por exemplo.
Já existem disponíveis no mercado soluções e ferramentas que fornecem dados sobre o consumidor, além de informações fundamentais sobre a operação da loja. Um bom exemplo é o contador de fluxo da Gunnebo (GCount), que permite ao varejista analisar por meio de dashboards a jornada de compra do consumidor na loja.
Com o GCount, dados detalhados sobre fluxo de visitas ficam disponíveis em plataforma web, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A solução identifica, por exemplo, quais são os horários de maior movimento, os dias da semana ou do mês que apresentam maior tráfego de clientes e até mesmo a taxa de conversão de cada loja da rede.
Esses dados, integrados com outras ferramentas, possibilitam ao varejista repensar a dinâmica de sua equipe de acordo com a movimentação da loja. Com informações, é possível avaliar a performance de vendas da equipe de forma mais justa e precisa e analisar o impacto das ações de marketing tradicionais e online na loja.
O contador de fluxo é uma ferramenta particularmente importante para varejistas que possuem lojas em muitas localidades, com perfil de consumo distintos. O dashboard do GCount oferece a possibilidade de comparar os números de diversas lojas e, com essas métricas, o varejista pode avaliar quais as equipes que de fato estão com a melhor performance. As informações de fluxo enriquecem o processo de planejamento e tomada de decisões no varejo.
Dia 19/06, temos um encontro marcado para conversarmos sobre como melhorar a performance das lojas de varejo, utilizando os dados de fluxo de pessoas. Nosso webinar começará às 16h e você pode se inscrever gratuitamente neste link. Participe!
Esta matéria foi publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2019. Para acessar gratuitamente a versão online, clique aqui. |
Mais sobre Contador de Fluxo e experiência do cliente:
Você sabe quanto sua loja de varejo deixa de vender?
Como uma experiência de compra diferenciada aumenta os lucros do varejo
Como a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar nas campanhas de marketing