Blog Prevenção de Perdas

Dicas para treinamento: Área Comercial e Prevenção de Perdas juntas

Written by Antônio Balbino | 12-01-2016 15:00

Em meu artigo anterior, falei sobre a importância de criar uma relação estreita entre a equipe de Proteção de Ativos/Prevenção de Perdas e os Compradores/Área Comercial. Realizar ações em conjunto que auxiliem ambos os lados a entenderem melhor o funcionamento de suas áreas pode garantir a redução das perdas. Mas, para garantir um relacionamento saudável e proveitoso entre as áreas, é necessário realizar treinamentos que favoreçam o engajamento das equipes.

Os dados são alarmantes: Pesquisas apontam que 88% dos compradores nunca ouviu falar em treinamento de proteção de ativos.

Vendo essas estatísticas podemos nos questionar: Será que não é hora de reexaminar a forma como a equipe de prevenção de perdas vem treinando e sendo treinada? Ou melhor: como a área de prevenção de perda deve redirecionar seus treinamentos, de forma que atinja o departamento comercial, entendendo que é uma área estratégica para a empresa, onde o risco de fraude é altíssimo, porque não é tratado como tal?

Os 12% restantes da pesquisa relatam que tem formação na área, mas acham que é pouco frequente e/ou pouco eficiente.

A grande maioria dos compradores reclama da dificuldade que é entender os termos usados pela Prevenção de Perdas. Sabemos que as métricas dos compradores são focadas no crescimento de vendas e margem, na satisfação do cliente entre outros fins lucrativos, mas, vamos pensar:

Será que o objetivo da prevenção de perdas também não é aumentar a lucratividade?

Todos os departamentos devem entender que o seu objetivo final deve ser gerar lucratividade. As métricas usadas para mensurar resultados devem funcionar para garantir a lucratividade da empresa. Profissionais das mais diversas áreas devem entender que o gás da empresa é lucratividade. Treinar e guardar os termos técnicos pra debates internos entre as áreas é importante, principalmente se são termos utilizados com frequência. A equipe deve conhecer a linguagem, do contrário, seus treinamentos e reuniões não serão produtivos o suficiente e pouco influenciará no resultado da organização.

Com este artigo temos uma clara visão das necessidades e das oportunidades que surgem em toda indústria do varejo quando temos compradores e prevenção de perdas bem engajados. Conquistar o coração e a mente dos compradores vai beneficiar a empresa como um todo. É preciso ter foco para andar lado a lado e pensar no crescimento da empresa como objetivo de todos.

Até o próximo artigo!

 

Mais artigos relacionados:

10 dicas para construir uma equipe de sucesso

10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda

Dicas para prevenir perdas na devolução/troca de mercadorias