No novo cenário do varejo brasileiro causado pela pandemia do coronavírus, ter diferentes canais de comunicação e de vendas passou a ser fundamental para as empresas do setor supermercadista. Nesse contexto “pipocaram” as vendas pelo e-commerce.
Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. O número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto de julho a dezembro o crescimento foi de 23,9%.
O setor supermercadista também foi o maior destaque nas vendas de Black Friday em 2021. Dos dez produtos mais vendidos no Mercado Livre, oito pertenciam à categoria de supermercado, o que representa um aumento de 540% em volume de pedidos. No entanto, esse segmento conta com características únicas, principalmente em aspectos como estrutura, pedido, pagamento, entrega e experiência do cliente.
Os consumidores se acostumaram com a conveniência do e-commerce em supermercados digitais por causa da pandemia e, provavelmente, manterão os novos hábitos de consumo daqui pra frente. Assim, é preciso que o supermercadista tenha uma operação eficiente para reduzir perdas no recebimento e na saída das mercadorias.
O recebimento de mercadorias e a frente de caixa são pontos de extrema vulnerabilidade no varejo. Os processos que envolvem essas duas áreas, PDV e retaguarda, muito sensíveis nas operações, devem ser feitos com bastante atenção e, ainda assim, as perdas podem acontecer.
Em relação ao recebimento de mercadorias na retaguarda, varejistas afirmam que as perdas acontecem, em grande parte, devido a erros ou falta de contagem, expedições incorretas dos seus centros de distribuição, problemas de cadastro e recebimento de produtos com data de validade menores que 30% de vida útil (sem negociação comercial para isso).
Para que o processo de recebimento de mercadoria seja eficiente é preciso ter informações precisas e corretas sobre os itens, alimentando todo o processo, desde o controle de estoque e até as vendas. Solução mais completa e eficiente, o Gatetransfer, da Gunnebo Cash Management, oferece uma gestão mais eficaz dos processos de recebimento de mercadorias, através da busca inteligente de vídeos e da prestação de serviço de monitoramento para revisar e auditar os processos através das melhores práticas de mercado. Com isso é possível reduzir as perdas, aumentar a produtividade, revisar e garantir o bom andamento dos processos.
O grande desafio do recebimento e transferência de mercadorias é reunir diferentes características em um só local, contando com a interferência de diversas áreas (logística, comercial, expedição, financeiro, prevenção, etc). Mas a retaguarda é o motor da loja, pois os principais indicadores (em especial a ruptura) podem ser alavancados pelo mau funcionamento do recebimento das mercadorias. Por isso é tão importante contar com uma ferramenta que reduza as perdas e erros durante esse processo.
Com o e-commerce em supermercado em alta, as operações nas lojas devem também ser cada vez mais ágeis. Para auxiliar os varejistas, a Gunnebo Cash Management disponibiliza o XReader Pró, sistema de conferência de produtos de forma automática e ágil por meio do código de barras e identificação deles por imagem, que evita trocas e itens faltantes através da conferência de uma lista de compras previamente elaborada. Eventuais divergências impedem o fechamento da compra.
Demora na entrega, produtos que não chegam, mas constam da fatura, itens trocados por similares sem autorização e mercadorias enviadas a mais são as reclamações mais constantes das pessoas, como aponta o Procon, que optam por fazer compras pelo e-commerce ou delivery. O XReader Pró, além de proporcionar uma operação de conferência 50% mais rápida, zerou a possibilidade desses erros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), em alguns setores do mercado o volume de perdas pode chegar a cerca de 10% dos produtos enviados.
O XReader Pró ainda oferece maior segurança com a rastreabilidade do pedido. Cada compra fica gravada no sistema, com os itens coletados e lidos. Não existe possibilidade de erro. Se faltar um produto que consta no pedido, o varejista consegue identificar onde a perda pode ter ocorrido, se foi no transporte ou na entrega, por exemplo.
O XReader Pró utiliza sistema de visão computacional, inteligência artificial e deep learning no núcleo da tecnologia. Ele é totalmente aplicável em qualquer esteira, de qualquer tamanho, que possibilita o varejista aumentar sua eficiência operacional e uma melhor experiência de compra aos seus clientes.
Reduzir as perdas, buscando eliminá-las, não só reduz custos como ajuda sua empresa a ter mais previsibilidade, o que é fundamental em tempos de retomada econômica. Afinal, é possível fazer cálculos mais precisos sobre quanto será o rendimento em um determinado período. Tendo isso em mente, comece por uma organização mais eficiente, invista em tecnologia e leve mais eficiência às operações de olho na redução das perdas e, consequentemente, rentabilidade do seu negócio.