Blog Prevenção de Perdas

Evento discute o desperdício e seu impacto para as perdas no varejo

Written by Luiz F. Sambugaro | 12-11-2015 12:15

O III Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas, que aconteceu em agosto, trouxe à tona debates muito importantes para o combate às perdas, com participações de especialistas que acrescentaram muito à discussão. O principal objetivo do evento foi mostrar que investir em Prevenção de Perdas traz ganhos para todos profissionais e elos da cadeia do varejo.

Realizado na sede da GS1, o evento teve como tema “Varejo e indústria, unidos na redução das perdas”. Por conta do tema, o evento reuniu diversos participantes das mais variadas áreas, o que tornou a discussão muito produtiva. A principal finalidade deste encontro foi encontrar boas soluções para ambos os lados, tanto para o varejo quanto para a indústria e provar que os dois podem caminhar lado a lado quando o assunto é Prevenir as Perdas.

O Fórum também foi marcado pela divulgação da 15ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, que forneceu dados atualizados sobre o panorama de perdas de todo o varejo de alimentos no Brasil. Na abertura do evento, Marcos Manea, coordenador do Comitê Abras de Prevenção de Perdas, explicou como funciona a metodologia da Avaliação e divulgou os resultados:

As perdas em 2014 superaram os índices de 2013, atingindo uma porcentagem de 2,93% do faturamento.

Ainda durante a abertura, Márcio Milan, vice-presidente de Relações Institucionais da Abras, falou sobre desperdício e de como isto afeta não só o mercado de varejo como as pessoas como um todo. Ele destacou a importância de conservar bem os produtos perecíveis para evitar desperdícios e a venda de itens estragados e fora da validade.

O Fórum se estendeu por mais 12h muito produtivas, com palestras importantes sobre Prevenção. Nós, da Gunnebo, não poderíamos ficar de fora e fomos muito bem representados por nosso Diretor de Novos Negócios, Hailton Santos. Ele explicou a inovadora tecnologia de Monitoramento Integrado 24h, que possibilita o controle total dos sistemas instalados à distância.

Esta solução vai ao encontro do que falou Márcio Milan, e não só previne as perdas e furtos como também evita desperdícios.

Através do Monitoramento 24h, é possível garantir um uso racional dos equipamentos e ter controle sobre eles.

Hailton em sua palestra revelou: “Essa ferramenta permite uma economia de energia considerável. Por exemplo, caso o ar-condicionado esteja ligado mais tempo do que deveria, nossa equipe pode entrar em contato para notificar a irregularidade ou, em casos extremos, até mesmo fazer o desligamento do aparelho remotamente”.

É sempre um grande desafio e um prazer participar destes eventos que visam transformar a visão dos varejistas em relação à Prevenção de Perdas. Com informação e as soluções certas, podemos combater com eficiência as perdas e, assim, lucrar mais.

 

Confira mais matérias de seu interesse:

8 passos para implementar um Programa de Prevenção de Perdas

O dinheiro como forma de pagamento vai desaparecer?

Grupo Tonin investe no Gatecash para Prevenir Perdas