Estamos nos aproximando de mais um período de sazonalidade no varejo, a Páscoa. É uma época importante para os varejistas, que traz um fôlego com o aumento das vendas. Mas, não podemos nos esquecer que os produtos comercializados neste período, como ovos e barras de chocolate, são muito visados e têm um grande índice de quebra e furtos. Por isso, para que os lucros sejam ainda maiores, é imprescindível investir em Prevenção de Perdas.
Pensando nisso, fizemos um apanhado de dicas já apresentadas antes aqui em nosso Blog, para que fique ainda mais fácil lidar com as perdas durante a Páscoa. São atitudes simples, aliadas à tecnologia, que podem ajudar a lidar de maneira menos complexa com épocas de grande sazonalidade.
Com a ajuda destas dicas, de especialistas como Anderson Ozawa e Gustavo Carrer, suas vendas estarão protegidas.
1. Analise o Mix de produtos já adquiridos e reforce os estoques dos itens relacionados à data festiva e ao comportamento do consumidor em sua região;
2. Prepare a equipe de atendimento e contratar mão-de-obra extra temporária se necessário;
3. Capriche na organização e decoração do ponto de venda, atraindo a atenção do consumidor e aproveitando a movimentação gerada pela sazonalidade;
4. Divulgue e promova produtos que possam atrair ainda mais consumidores para sua loja neste período;
5. Trate produtos feitos de chocolate, especialmente os ovos de Páscoa, como Produtos de Alto Risco - PAR. Produtos desprotegidos são oportunidades de perda;
6. Observe com ainda mais atenção o risco de furtos e fraudes internas no recebimento de mercadorias;
7. Tenha um cuidado especial com os danos nos ovos de chocolate, que podem deixá-los fora de condições de venda, como temperatura, manuseio ou transporte. Uma boa opção para lidar com este aspecto é utilizar mão-de-obra de promotores ou equipe interna para orientação e manuseio;
8. Planeje cuidadosamente a compra. Comprar de menos pode significar perda de vendas, comprar demais pode significar um aumento de perdas por desperdício;
9. Encare a tecnologia como principal aliada, realizando a manutenção das soluções tecnológicas para prevenção de perda e assaltos. O ideal é que, antes do período de festas, se solicite uma verificação do funcionamento das soluções e acione a manutenção imediatamente em caso de mal funcionamento;
10. Exponha os ovos de Páscoa de maneira atrativa, mas protegida. Para isso, podem ser utilizadas soluções de CFTV e etiquetas e antenas antifurto. Desta maneira os produtos ficam próximos ao consumidor e protegidos dos furtantes;
11. Oriente funcionários para redobrar a atenção em horários de grande movimentação. Aliar soluções tecnológicas com treinamento profissional é a melhor saída para evitar as perdas e aumentar os lucros;
12. Providencie soluções que otimizem o atendimento em momentos de fluxo intenso. Tecnologias voltadas para a Frente de Caixa, como o Gatecash, e soluções que auxiliem no momento de manusear o dinheiro das vendas, como o Intelisafe, são essenciais para que a equipe trabalhe mais preparada.
Lembrando que todo produto sazonal se transforma automaticamente em um atrativo durante uma visita ao supermercado ou loja de conveniência, até mesmo para aqueles que não costumam visá-lo com muita frequência. Eles saltam aos olhos inclusive dos “amigos do alheio”. Para evitar estes problemas, fique atento aos 12 pontos acima mencionados.
Dê atenção especial a estes setores mais visados e aproveite para vender também outros produtos. Não se esqueça de que combater os furtos e as quebras pode ser a garantia de ótimas vendas neste período. Cuide de sua loja e boas vendas!
Dicas para lidar com a sazonalidade no varejo
Como evitar perdas nos períodos de alta sazonalidade
Como controlar furtos e perdas na Páscoa sem deixar de vender