Recentemente tive a oportunidade de conhecer e passar alguns dias na companhia de Tom Feltenstein, enquanto esteve no Brasil para uma palestra e encontros com empresários. O renomado escritor e palestrante tem o hábito de perguntar aos empresários que conhece: “Quem é a pessoa mais importante para o sucesso da sua empresa?” e a resposta em geral é que são eles mesmos, os fundadores, ou seus clientes.
Essa resposta é apenas uma deixa para Feltenstein pregar seu mantra de que as pessoas mais importantes para o sucesso das empresas são, na verdade, os seus funcionários. Por isso a contratação, o treinamento e o suporte à equipe devem ser extremamente criteriosos.
Na visão de Tom, com raras exceções, um empreendedor sozinho não é capaz de levar a empresa ao crescimento. Nessa jornada ele irá precisar de pessoas que compartilhem as mesmas crenças e valores que ele, e esse é um dos principais motivos para a equipe ser tão importante.
Além de concordar plenamente com o experiente consultor (ele é um dos criadores do McLanche Feliz, diga-se de passagem), acrescento que todo investimento, principalmente aquele dedicado à capacitação da equipe e nas campanhas de endomarketing, deve sempre ter dois objetivos: aumentar as vendas e reduzir as perdas.
Nada fora do comum dizer que é importante focar no aumento de vendas. Porém, o que em geral não se fala nessas horas é a importância de treinar a equipe e fazer campanhas de incentivo para prevenir as perdas.Segundo pesquisas recentes do varejo brasileiro, as perdas nacionais correspondem a 2,31% do faturamento. Já nos micro e pequenos varejistas, esse valor salta para 7,8%. São valores muito altos e, desta maneira, percebemos que não adianta incentivar as vendas e continuar sofrendo com ruptura, quebras de estoques, furtos, fraudes, erros administrativos e outras fontes de prejuízo.
Poucas campanhas de vendas têm o poder de aumentar os lucros em alguns pontos percentuais, além disso, muitas vezes o aumento de faturamento vem acompanhando de sacrifício de margem, praticamente mantendo o lucro real nos mesmos patamares. Isso quando o próprio lucro não cai.
Por outro lado, se reduzirmos em 1% as perdas, esse valor é totalmente convertido em lucro, pois não estamos atacando as margens diretamente com descontos e promoções.
Se observarmos com atenção, o índice de perdas talvez seja o melhor indicador de eficiência do varejo. Ele reflete cada operação da empresa, desde a retaguarda até o ambiente da loja. Não é à toa que estamos atrás dos EUA e da Europa nesse quesito. Mas esse indicador diz muito também sobre as pessoas que trabalham nas lojas, suas habilidades, o conhecimento dos processos internos, o comprometimento com resultados e até mesmo sobre a honestidade.
Uma equipe formada com os funcionários mais bem selecionados e treinados do mercado, engajados em uma boa campanha de redução de perdas, tem enormes chances de sucesso. E por meio deste sucesso, é possível melhorar a eficiência da empresa como um todo.
Assim, podemos concluir que o melhor caminho para se manter competitivo e atravessar a tempestade que se aproxima é investir para valer na sua equipe! Um time forte e bem treinado terá forças para alavancar seus lucros e crescer junto com sua empresa.