As festas de final de ano estão se aproximando e vemos a preocupação dos varejistas com as vendas aumentar. Nessa época, em que o fluxo de pessoas nas lojas cresce, aumentam também as perdas, sejam por furtos, erros operacionais e até mesmo quebras, principalmente se falamos de supermercados. Um fluxo alto de clientes na loja não é sinônimo de um faturamento maior, por isso reuni em uma matéria do portal da Mirian Gasparin estas cinco dicas para proteger seus lucros durante o Natal e o final de ano, que agora apresento aqui.
O varejo brasileiro está esperando um melhor movimento nas vendas de Natal de 2019. As contratações de trabalhadores temporários no varejo e no setor de serviços subiram e alcançaram a melhor marca nos últimos cinco anos. No caso dos supermercados, as vendas também devem apresentar um crescimento de receita. Segundo a Apas, no mês de dezembro as vendas já crescem 24% em relação à média dos outros meses.
Mas o aumento das vendas também pode significar um aumento das perdas. Nesse período do ano, os furtos, por exemplo, aumentam entre 30% e 40%, especialmente nas seções de brinquedos, confecção e eletrônicos. Os produtos ficam mais expostos nas prateleiras e a demanda é maior.
Para combater estes problemas e ter um final de ano com vendas em segurança, confira as dicas que reuni a seguir:
A tecnologia disponível é bastante eficaz, mas também é necessário ter uma gestão eficiente e um bom capital humano. Mesmo faltando menos de dois meses para o final do ano, ainda há tempo para adoção de algumas medidas. Fique atento e boas vendas!
Mais dicas para vendas de festas de fim de ano no varejo:
Dicas para reduzir perdas nos supermercados no Natal
Como evitar perdas com as trocas de produtos de Natal