As festas de final de ano estão se aproximando e vemos a preocupação dos varejistas com as vendas aumentar. Nessa época, em que o fluxo de pessoas nas lojas cresce, aumentam também as perdas, sejam por furtos, erros operacionais e até mesmo quebras, principalmente se falamos de supermercados. Um fluxo alto de clientes na loja não é sinônimo de um faturamento maior, por isso reuni em uma matéria do portal da Mirian Gasparin estas cinco dicas para proteger seus lucros durante o Natal e o final de ano, que agora apresento aqui.
O varejo brasileiro está esperando um melhor movimento nas vendas de Natal de 2019. As contratações de trabalhadores temporários no varejo e no setor de serviços subiram e alcançaram a melhor marca nos últimos cinco anos. No caso dos supermercados, as vendas também devem apresentar um crescimento de receita. Segundo a Apas, no mês de dezembro as vendas já crescem 24% em relação à média dos outros meses.
Mas o aumento das vendas também pode significar um aumento das perdas. Nesse período do ano, os furtos, por exemplo, aumentam entre 30% e 40%, especialmente nas seções de brinquedos, confecção e eletrônicos. Os produtos ficam mais expostos nas prateleiras e a demanda é maior.
Seja qual o for o tamanho da empresa, temos de levar em conta que uma pessoa, ao entrar na loja, torna-se um cliente em potencial, mas quando o estabelecimento não dispõe do mínimo de tecnologia para a prevenção de perdas e furtos esse visitante pode tornar-se também uma grande dor de cabeça.
Para combater estes problemas e ter um final de ano com vendas em segurança, confira as dicas que reuni a seguir:
- Verifique como está a manutenção das soluções de prevenção de perdas presentes na loja caso as tenha; no caso de antenas antifurto, analisar se o estoque de etiquetas é o adequado para o aumento e giro de estoque.
- Invista em gestão, pessoas e tecnologia. Dessa última, contar com câmeras, antenas antifurtos e cofres inteligentes é fundamental para dar segurança, além dos cadeados eletrônicos, que fazem a diferença nas vendas.
- Dê atenção especial aos Produtos de Alto Risco (PAR), como aparelhos celulares, lâminas de barbear, desodorantes, calças jeans, calçados, bebidas – uísques, vodcas e cervejas -, carnes, especialmente as nobres, etc. Mas não é por isso que eles devem ficar confinados, a proteção garante a venda por impulso em segurança, como é o caso das tecnologias como protetores de policarbonato ou cadeados eletrônicos.
- Manter a loja organizada, principalmente dentro do estoque facilita o controle e diminui assim o número de fraudes.
- As equipes de caixa e vendas devem ser treinadas objetivamente quanto aos cuidados e observação das pessoas que estão na loja. Por isso, é fundamental contar com funcionários comprometidos, treinados e atualizados, além de soluções como Gatecash que fornecem dados de monitoramento de frente de caixa que podem ser utilizados na gestão da equipe.
A tecnologia disponível é bastante eficaz, mas também é necessário ter uma gestão eficiente e um bom capital humano. Mesmo faltando menos de dois meses para o final do ano, ainda há tempo para adoção de algumas medidas. Fique atento e boas vendas!
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