O calendário comercial brasileiro tem uma série de datas comemorativas no ano que atraem clientes e ampliam vendas. São aqueles períodos mais aguardados pelos varejistas de todos os setores, do supermercadista ao têxtil, passando pelo eletroeletrônico. Estão nesse rol o Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e a Páscoa. Fundamentalmente, proteger seu lucro é essencial, pois um fluxo alto de clientes na loja não é, necessariamente, sinônimo de um faturamento maior.
Trabalhando sempre com margens muito pequenas, o varejista, se não ficar bem alerta e com os olhos atentos nas ações de pessoas mal-intencionadas nessas datas, pode ter dores de cabeça com perdas oriundas de fraudes, desvios e furtos. Portanto, proteger seu lucro torna-se imperativo.
Consultores de varejo costumam apontar que, no Natal, por exemplo, os furtos chegam a crescer até 30%, especialmente nas seções de brinquedos, confecção e eletrônicos. Os produtos ficam mais expostos nas prateleiras e a demanda é maior. É o que acontece também com a Páscoa, que em 2022, ocorre no dia 17 de abril. Ovos e barras de chocolate são itens importantes a serem monitorados nesse período porque são facilmente ocultados em sacolas, bolsas e até carrinhos de bebê.
Na mesma linha de atenção segue o cuidado com o bacalhau. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, os produtos mais consumidos na Páscoa acumularam uma inflação de até 83% nos últimos 12 meses e, por serem valorizados, saltam aos olhos de quem vai ao supermercado para furtar. Então, é hora de proteger seu lucro já!
Para combater as perdas nas datas comemorativas, confira algumas dicas importantes da Gunnebo Cash Management Brasil:
E então, gostou das dicas? Coloque-as em prática já. Proteger seu lucro é também a nossa missão!
Tags: proteger seu lucro; proteção do lucro; Gatecash; datas comemorativas; cadeados eletrônicos, antenas antifurtos; cofres inteligentes; gestão de PDV