Blog Prevenção de Perdas

Como prevenir perdas no varejo durante as festas de fim de ano

Written by Luiz F. Sambugaro | 10-08-2016 12:00

“Mas já?” Essa é uma a expressão que começamos a ouvir nos corredores dos Shoppings Centers quando chega o fim do ano. O varejo já começa, em novembro mesmo, a se preparar ou já estão preparados para as vendas de Natal. Mas, com as vendas, surgem as possibilidades de furtos ou perdas no varejo e é aí que se torna urgente se prevenir e proteger as mercadorias.

Naturalmente, é um período onde tudo estimula o consumo, tanto dos compradores honestos, como dos furtantes.

O final do ano é uma época em que muitos produtos estão expostos, onde os anúncios são mais atrativos e é inevitável ter que lidar com furtos. Por isso é tão importante investir em prevenção de perdas no varejo neste período.

Para vender mais durante as festas de final de ano, os varejistas fazem de tudo para que suas lojas estejam ainda mais atrativas: produtos novos expostos, vitrines atrativas, sacolas renovadas, papéis de presentes, etc. Mas, do que a maioria deles se esquece, é que os “amigos do alheio” são os mais atentos, os furtantes também estão de olho. Por isso lembramos sempre que se faz necessário a revisão dos equipamentos de prevenção de perdas. Antenas, etiquetas, circuitos de CFTV, estoque, entre outras coisas, devem estar protegidos e sempre bem fiscalizados.

Um simples teste diário, usando sua própria etiqueta, vai ajudar a verificar se o sistema está ligado e funcionando corretamente.

Outro problema recorrente é furto interno, que costuma ocorrer em maior escala na época de final de ano. O motivo mais comum, além da contratação de vendedores extras, é o aumento do fluxo de pessoas na loja. Este aumento causa a confusão dos varejistas e abre espaço para possíveis fraudes, como a falta de etiquetas em algumas peças expostas ou antenas desligadas por má-fé, que facilitam o furto por conivência.

Além disso, devemos ficar atento a uma prática muito simples e ostensiva, que ajuda bastante a prevenir perdas neste período: provoque o disparo das antenas com a passagem de mercadorias protegidas junto a elas, bem no momento em que a loja estiver cheia. Dessa forma, fica claro que o sistema está em perfeito uso, afugentando os ladrões ocasionais. Essa estratégia também é utilizada quando câmeras flagram alguém suspeito de furto. O sistema, bem como o varejista, querem evitar que o furto ocorra sem constragimentos.

E quem chega ao fim do ano, mas não investiu em nenhum sistema técnico de proteção, o que fazer?

Logicamente, é muito mais complicado por vários motivos:

a) A equipe comercial precisa ficar muito mais atenta aos potenciais ladrões do que dar atenção aos potenciais clientes;
b) Como o ladrão, ao adentrar no shopping, não quer perder a oportunidade e como a maioria já conhece o sistema de proteção caracterizado pelas antenas, ele com certeza se dirigirá diretamente às lojas sem proteção;

 

De qualquer forma, se a sua loja não conta com sistemas de proteção, seguem algumas dicas:

a) De uma forma geral, para minimizar o potencial de furto, mantenha a loja sempre bem arrumada, sem mercadoria acumulada em cima do balcão, pois, nessas situações, é muito mais fácil para o ladrão retirar algumas peças sem que seja percebido;

b) A equipe como um todo, como não disporá do “guarda permanentemente ligado” na porta, deverá ser treinada objetivamente quanto ao cuidado e observação das pessoas que estão na loja. Muitos “clientes tradicionais” são parte dos “clientes indesejados”. Muitas vezes eles desaparecem da loja que costumavam “comprar” quando nessas lojas são instalados equipamentos como antenas e ou TV.

 

Não há melhor forma de garantir seus lucros durante as festas de fim de ano do que investindo em prevenção de perdas. Cuide melhor de sua lucratividade, evite a perda!

 

Mais artigos sobre perdas no fim de ano:

4 observações para evitar perdas no fim de ano

Trocas pós-Natal: um período crítico para as perdas no varejo

[EBOOK] Natal sem crise: como aumentar as vendas de fim de ano