Tenho feito um grande esforço para que a equipe de Prevenção de Perdas de uma empresa entenda o peso e a consideração que devem dar à sua contribuição ao significativo aumento nas margens do negócio. É preciso que esta área compreenda como as estratégias de prevenção podem beneficiar e muito a empresa, não apenas evitando as perdas, mas também aumentando as vendas e o lucro. Um dos grandes exemplos disso é o uso dos Cadeados Eletrônicos como aliado do marketing para varejo, que previne perdas e aumenta vendas.
Ao passarem a entender esse conceito de Prevenção de Perdas como ferramenta de vendas, todos da organização lucrarão em conjunto. Os cadeados eletrônicos são ótimos exemplos de integração entre o Marketing, a área de visual merchandising e a área de Prevenção de Perdas, funcionando como verdadeiros instrumentos de aumento das compras por impulso nas lojas de varejo de eletrônicos.
É absolutamente visível e consistente o aumento de vendas de produtos eletroeletrônicos como câmeras, telefones celulares e computadores, quando expostos de forma livre e interativa, porém com proteção, caso contrário será um grande alvo de furtos. A tecnologia dos cadeados eletrônicos possibilita essa exposição segura, interativa e ao alcance dos clientes.
Essa possibilidade é o que tem levado empresas como SAMSUNG, SONY, VIVO, TIM, APPLE etc, a usarem recursos como os cadeados eletrônicos em seus pontos de venda. Com produtos ativos, energizados e atrativamente expostos, as vendas tendem a aumentar pelo menos 30%.
Primeiramente é preciso definir entre elas o que expor, como expor e como atrair o cliente. O fornecedor poderá sugerir o melhor produto, o marketing irá propor a melhor estratégia para atrair o cliente e a Prevenção de Perdas se ocupará de que essa estratégia seja segura e eficiente.
Ao colocar as ações em conjunto em funcionamento na loja, o varejista poderá convidar o cliente a manipular/testar o produto, sem ter o risco de furto das mercadorias expostas e sem interferir no visual da loja, deixando as ilhas de produtos com mais destaque e movimento.
É importante também que as ilhas de produto sejam atrativas e seguras. Algumas soluções podem ajudar a aumentar ainda mais as vendas:
Unindo a experiência e as estratégias de marketing, visual merchandising e prevenção de perdas, todos lucram: o varejista, a equipe, os fornecedores e até mesmo o cliente. Invista em tecnologias que transformem ainda mais seu dia a dia.
*Artigo atualizado em 01/09/2017.
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