Blog Prevenção de Perdas

Utilizando cadeados eletrônicos como instrumento de marketing

Written by Luiz F. Sambugaro | 05-09-2017 12:00

Tenho feito um grande esforço para que a equipe de Prevenção de Perdas de uma empresa entenda o peso e a consideração que devem dar à sua contribuição ao significativo aumento nas margens do negócio. É preciso que esta área compreenda como as estratégias de prevenção podem beneficiar e muito a empresa, não apenas evitando as perdas, mas também aumentando as vendas e o lucro. Um dos grandes exemplos disso é o uso dos Cadeados Eletrônicos como aliado do marketing para varejo, que previne perdas e aumenta vendas.

Ao passarem a entender esse conceito de Prevenção de Perdas como ferramenta de vendas, todos da organização lucrarão em conjunto. Os cadeados eletrônicos são ótimos exemplos de integração entre o Marketing, a área de visual merchandising e a área de Prevenção de Perdas, funcionando como verdadeiros instrumentos de aumento das compras por impulso nas lojas de varejo de eletrônicos.

É absolutamente visível e consistente o aumento de vendas de produtos eletroeletrônicos como câmeras, telefones celulares e computadores, quando expostos de forma livre e interativa, porém com proteção, caso contrário será um grande alvo de furtos. A tecnologia dos cadeados eletrônicos possibilita essa exposição segura, interativa e ao alcance dos clientes.

Essa possibilidade é o que tem levado empresas como SAMSUNG, SONY, VIVO, TIM, APPLE etc, a usarem recursos como os cadeados eletrônicos em seus pontos de venda. Com produtos ativos, energizados e atrativamente expostos, as vendas tendem a aumentar pelo menos 30%.

Mas como deve ocorrer a integração entre as áreas de Prevenção de Perdas, de marketing e seu fornecedor?

Primeiramente é preciso definir entre elas o que expor, como expor e como atrair o cliente. O fornecedor poderá sugerir o melhor produto, o marketing irá propor a melhor estratégia para atrair o cliente e a Prevenção de Perdas se ocupará de que essa estratégia seja segura e eficiente.

Ao colocar as ações em conjunto em funcionamento na loja, o varejista poderá convidar o cliente a manipular/testar o produto, sem ter o risco de furto das mercadorias expostas e sem interferir no visual da loja, deixando as ilhas de produtos com mais destaque e movimento.

É importante também que as ilhas de produto sejam atrativas e seguras. Algumas soluções podem ajudar a aumentar ainda mais as vendas:

  1. Criar um móvel adequado, ajustado ao ambiente, que atinja os objetivos de exposição segura;
  2. Ser o mais flexível possível, tanto na localização e mobilidade do degustador, quanto nos acessórios a serem utilizados, visando sempre sua proteção;
  3. Conhecer a experiência internacional do fornecedor pode ajudar e muito nas soluções a serem implantadas ou desenvolvidas.

Unindo a experiência e as estratégias de marketing, visual merchandising e prevenção de perdas, todos lucram: o varejista, a equipe, os fornecedores e até mesmo o cliente. Invista em tecnologias que transformem ainda mais seu dia a dia.

 

Para saber mais sobre cadeados, baixe agora um checklist completo de exposição segura e eficiente com os Cadeados Eletrônicos. Escolha a melhor opção para a sua loja e aumente suas vendas!

*Artigo atualizado em 01/09/2017.

 

Mais informações sobre Cadeado Eletrônico:

7 dicas de proteção eficiente com cadeado eletrônico

Big Ben aumenta vendas com exposição segura de eletrônicos

Venda de celulares: do confinamento aos novos cadeados eletrônicos