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10 dicas para se destacar como profissional de Prevenção de Perdas

Written by Adriano Sambugaro | 03-08-2021 18:15

 

Há alguns anos, publicamos aqui no Blog um artigo com orientações para os profissionais de Prevenção de Perdas se destacarem no mercado. Recentemente, em um episódio do podcast PDV este tema voltou à tona e nos fez retomar essa pauta. Afinal, quais são as características de um bom profissional de Prevenção de Perdas? Quais habilidades e atitudes os gestores devem buscar quando estão recrutando um profissional para a área?  Que conhecimentos devem ser buscados para se destacar como um bom profissional de Prevenção de Perdas?

Em um artigo sobre o desenvolvimento do profissional de Prevenção de Perdas, o especialista Marcelo Tavares   afirma que a partir dos anos 90, surgiram os primeiros estudos em Prevenção de Perdas no Brasil, viabilizando a possibilidade de se conhecer o panorama de perda no país e ter a real noção do tamanho do problema. Foi quando surgiram os profissionais dedicados exclusivamente à nobre tarefa de reduzir prejuízos. Especialistas que se ocupam da integração e interação de todas as ferramentas possíveis de serem aplicadas para a obtenção de resultados cada vez melhores para as organizações.

Com o passar do tempo, foi possível traçar o perfil profissional esperado para um agente de Prevenção de Perdas. Um conjunto de fatores, não necessariamente os mais óbvios, faz um profissional de prevenção mais ou menos apto na obtenção de bons resultados. Marcelo destacou alguns itens relacionados ao desenvolvimento profissional e pessoal considerados chaves para o sucesso:

10 dicas para se destacar como profissional de Prevenção de Perdas

  1. Formação escolar superior é importante. Os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Logística, TI e outros, oferecem conhecimentos que certamente serão aplicados na execução de tarefas;
  2. Cursos de especialização, pós-bacharelado, informática e segundo idioma são um bom diferencial;
  3. Não necessariamente é preciso ser um especialista em cada área da empresa (multissetorial), mas um bom entendimento fará o desempenho da função ser mais fácil;
  4. Estar sintonizado e alinhado com a filosofia da empresa e sempre buscar a melhoria constante (hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje);
  5. Ser um bom formulador de estratégias na redução de perdas (a curto, médio e longo prazo). Desenvolver as ferramentas necessárias para praticá-las;
  6. Possuir liderança para orientar e conduzir seus subordinados a atingirem as metas;
  7. Poder de arguição na hora de “vender” seus projetos é de fundamental contribuição;
  8. Manter-se atualizado sobre novas metodologias administrativas, questões legais e a toda melhora e novidade tecnológica. Ser um questionador de modelos ultrapassados e um “garimpeiro” de inovações;
  9. Possuir análise crítica;
  10. Ser um bom investigador e identificador de lacunas e possíveis falhas nos processos ou pontos a serem melhorados.

 

Recentemente, em 2021, conversamos com Gomes Santos, coordenador do Comitê Abras de Prevenção de Perdas e coordenador de prevenção de perdas na Coop – Cooperativa de Consumo, em um episódio do podcast PDV.  Ele apresentou uma visão renovada do profissional de Prevenção de Perdas, apontando as características esperadas pelo varejo, que incluímos abaixo.

Dicas bônus: o perfil ideal de quem previne perdas no varejo

  1. Capacidade de resolução de problemas;
  2. Boa relação interpessoal e experiência na gestão de pessoas;
  3. Capacidade analítica;
  4. Ter atitude de dono e visão de cliente;
  5. Conduta e ética impecáveis; 
  6. Capacidade de inovar, buscando sempre a melhoria contínua.

 

Para entender melhor sobre o perfil deste profissional, ouça o episódio na íntegra:


 

 

 

Este texto foi publicado originalmente em 14/10/2015. Última atualização em 20/07/2021.

 

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