Você sabe qual impacto das perdas no lucro da sua loja ou rede varejista?

por Vanessa Urbieta 04-05-2021 14:17
Entre em contato:

Dados 02

A 21ª avaliação das perdas no varejo brasileiro de supermercados, divulgada recentemente pela ABRAS, revelou que o montante de perda estimada do setor supermercadista é de 7,6 bilhões, o que representaria 1,79% do faturamento bruto deste segmento. Comparado ao ano anterior, houve uma pequena redução no indicador, que foi de 1,82% em 2019 (queda em torno de 2%). É importante o varejista ficar atento a estes valores para pensar melhores estratégias para seu negócio.

Gráfico da Pag 15

Este indicador apurado na pesquisa é muito relevante, principalmente quando verificamos o lucro líquido das empresas do setor supermercadista. Como o índice de perdas se aproxima do percentual médio de lucro líquidos dos supermercados, podemos dizer que um aumento de quase dois pontos percentuais na média dos últimos anos, praticamente dobraria o resultado da última linha em muitas empresas. Isso comprova, novamente, a afirmação já citada aqui no Blog, por Luiz Fernando Sambugaro: “É mais fácil dobrar lucros prevenindo perdas do que aumentando as vendas ou investindo em novas lojas”.

Esta visão do impacto da perda no aumento do custo, reforça para o varejista supermercadista a importância e relevância da perda na apuração dos resultados.

O ano de 2020 foi atípico devido à crise causada pelo novo coronavírus. Acompanhamos – principalmente no início da pandemia – um maior abastecimento pelas famílias (por medo da falta de produtos básicos nas prateleiras dos supermercados), realizando compras de grandes volumes. E, mesmo após este momento, com a redução das visitas aos supermercados, o ticket médio subiu com carrinhos mais cheios. Também observamos uma mudança de comportamento natural no cenário de isolamento: as pessoas passaram a se alimentar mais em suas residências.

Assim, após analisar a pesquisa que traz os dados de 2020, fica uma reflexão para as empresas do setor supermercadista em relação ao indicador e ao valor nominal das perdas. Podemos imaginar que, com o provável aumento do faturamento, a tendência é do aumento desta linha. Sendo a melhor performance, o aumento do faturamento, a diminuição do valor nominal das perdas e a redução do índice de perdas.

Se a sua loja aumentou o faturamento mantendo ou até reduzindo o valor nominal das perdas: Parabéns! Isso sim é melhoria de resultado.

O indicador da pesquisa de perdas da ABRAS é uma referência para os varejistas deste segmento em relação a metas e posicionamento perante o mercado. Cada vez mais, o setor de prevenção de perdas é um aliado e peça fundamental para a proteção do lucro, pois é a prevenção de perdas que fará toda a gestão das perdas de estoque, ativos e perda financeira.

Gráfico da Pag 17

Vimos na pesquisa que 30% das perdas não são identificadas. Vale lembrar que “o que não se conhece não se trata”. É bem oportuno mitigar este indicador, identificando possíveis desvios e direcionando os planos de ação para a redução da participação deste percentual em sua totalidade. Por isso, cada vez mais, ter a tecnologia para apoiar na execução das tarefas, processos bem definidos e pessoas treinadas/cuidadas tornam-se essenciais para a superação das metas do setor e consequente aumento dos resultados.

 

→ Para acessar a pesquisa na íntegra, basta clicar aqui.

 

rEVISTA 

Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas