Mesmo em tempos de crise, com uma queda do poder aquisitivo, os clientes continuam frequentando shoppings e lojas de varejo. Ainda que o movimento possa diminuir, o que vemos é ainda um fluxo grande de consumidores interessados. Esta disposição mostra ele segue disposto a consumir, mas como seu poder aquisitivo é mais baixo, a exigência por melhores produtos e por uma melhor experiência de compra aumenta. Por isso é tão importante, principalmente nestes momentos, investir em ações de marketing bem planejadas, que convertam o desejo em venda e a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar neste processo.
Atualmente, as tecnologias que contabilizam a entrada e saída de pessoas nas lojas mostram dados importantes como os horários de maior pico de visitas e também os momentos em que as vendas mais acontecem. As métricas relacionadas a este tipo de tecnologia, como a do GCount da Gunnebo, podem trazer diversas vantagens às campanhas. Com dados tão apurados, é possível fazer a campanha de marketing ser mais certeira e ter melhores resultados.
Os horários de visitas, as taxas de conversão de vendas e o aumento do fluxo indicam de que forma o consumidor se comporta e quais são os momentos mais indicados para explorar campanhas de venda. Esses dados podem ser aproveitados pelo time de inteligência de marketing e planejamento de diversas formas:
Podemos traçar um paralelo com as métricas já bem conhecidas do mundo online. Assim como número de visitas e taxas de cliques, apontam o caminho para ações digitais, é importante investir na contagem de fluxo de pessoas, com soluções como o GCount, para se ter métricas precisas sobre o fluxo de pessoas na loja física. O Gcount é um investimento simples que pode revolucionar suas campanhas de marketing e entregar ainda mais resultados positivos para o varejista.
O Contador de Fluxo é um aliado estratégico tanto para os profissionais de marketing quanto para os varejistas que querem melhorar a gestão da sua loja. Invista e saia ganhando.
* Artigo originalmente publicado em 15-03-2016, atualizado em 19-09-2019
Entrevista: Sistemas de contagem de fluxo auxiliam lojistas
Varejista de moda investe em tecnologia para contagem de fluxo de pessoas
Crise no varejo: Como a contagem de fluxo pode ajudar?