Hoje é bem comum ouvir falar em prevenção de perdas. Aliás, ter uma área dedicada à Prevenção é tido como fundamento de uma empresa organizada ou você não concorda? Mas, implantar uma área de Prevenção de Perdas não é tarefa fácil, envolve uma série de normas, processos e principalmente “pessoas”. Treinar uma equipe de prevenção pode ser tarefa fácil para os profissionais da área. Difícil é qualificar profissionais de outras áreas e fazê-los entender o princípio da prevenção, por que devemos nos preocupar com as perdas, quais os impactos que as perdas geram dentro do resultado de cada setor e no resultado geral da loja.
No varejo, temos diversas áreas técnicas, onde existem competências que, na maioria das vezes, apenas aquele profissional executa. Caso você não consiga tê-lo a seu lado, garanto que você terá um desgaste enorme em sua área. Os conflitos são gerados diariamente.
Quando você passa da etapa de implantação e consolidação da área de Prevenção, chegamos a uma outra etapa fundamental, na qual muitas vezes termina-se um novo ciclo dentro da empresa: a Manutenção da área, onde normalmente se investe, principalmente, em pessoas e tecnologia.
Neste momento, muitos empresários encontram o seguinte cenário: o custo da área de prevenção de perdas é maior que o retorno dado pela área. Na conta de padaria seria: temos uma perda de vinte mil reais e um custo de trinta mil da área. E agora, o que fazer? Devemos reduzir a equipe e correr o risco de aumentar as perdas? Ou continuamos com uma área que pesa negativamente dentro da empresa?
O que a empresa precisa é de uma maior capacidade para identificar eventos em potencial e estabelecer respostas para eles com o Gerenciamento de Riscos. É justamente ele quem possibilita tratar com eficácia as incertezas, bem como os riscos e as oportunidades a elas associados, sempre pensando em gerar valor.
O que não pode acontecer é optar por eliminar a área de Prevenção de Perdas. Isso irá gerar um efeito contrário, pois as perdas crescerão novamente e surgirá um alto custo para implantar do zero uma nova área. Custos com novas contratações, treinamentos e tudo mais, serão necessários para montar uma nova equipe e, além de praticamente triplicar o custo por conta de uma nova implantação, você e sua equipe terão que lidar com a frustração de não conseguir em um curto tempo o mesmo índice que já tinham alcançado.
Em breve falarei mais sobre Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Perdas. Deixe seu comentário sobre como você está lidando com as dificuldades desta etapa para pensarmos juntos nestes processos.
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