Hoje é bem comum ouvir falar em prevenção de perdas. Aliás, ter uma área dedicada à Prevenção é tido como fundamento de uma empresa organizada ou você não concorda? Mas, implantar uma área de Prevenção de Perdas não é tarefa fácil, envolve uma série de normas, processos e principalmente “pessoas”. Treinar uma equipe de prevenção pode ser tarefa fácil para os profissionais da área. Difícil é qualificar profissionais de outras áreas e fazê-los entender o princípio da prevenção, por que devemos nos preocupar com as perdas, quais os impactos que as perdas geram dentro do resultado de cada setor e no resultado geral da loja.
Conseguir mudar a cultura da empresa é fundamento básico da área de prevenção de perdas.
No varejo, temos diversas áreas técnicas, onde existem competências que, na maioria das vezes, apenas aquele profissional executa. Caso você não consiga tê-lo a seu lado, garanto que você terá um desgaste enorme em sua área. Os conflitos são gerados diariamente.
Quando você passa da etapa de implantação e consolidação da área de Prevenção, chegamos a uma outra etapa fundamental, na qual muitas vezes termina-se um novo ciclo dentro da empresa: a Manutenção da área, onde normalmente se investe, principalmente, em pessoas e tecnologia.
A consolidação da área se dá quando você consegue entregar um resultado, estando bem abaixo nos índices de perdas.
Neste momento, muitos empresários encontram o seguinte cenário: o custo da área de prevenção de perdas é maior que o retorno dado pela área. Na conta de padaria seria: temos uma perda de vinte mil reais e um custo de trinta mil da área. E agora, o que fazer? Devemos reduzir a equipe e correr o risco de aumentar as perdas? Ou continuamos com uma área que pesa negativamente dentro da empresa?
Na verdade, essa é a resposta de um milhão de dólares. Porém, o que o empresário deve levar em consideração é: Como continuar com o índice de perdas que tenho, o qual não consigo mais reduzir, e, ao mesmo tempo, diminuir os custos da área de Prevenção de Perdas? Como reduzir as surpresas e prejuízos operacionais?
O que a empresa precisa é de uma maior capacidade para identificar eventos em potencial e estabelecer respostas para eles com o Gerenciamento de Riscos. É justamente ele quem possibilita tratar com eficácia as incertezas, bem como os riscos e as oportunidades a elas associados, sempre pensando em gerar valor.
O que não pode acontecer é optar por eliminar a área de Prevenção de Perdas. Isso irá gerar um efeito contrário, pois as perdas crescerão novamente e surgirá um alto custo para implantar do zero uma nova área. Custos com novas contratações, treinamentos e tudo mais, serão necessários para montar uma nova equipe e, além de praticamente triplicar o custo por conta de uma nova implantação, você e sua equipe terão que lidar com a frustração de não conseguir em um curto tempo o mesmo índice que já tinham alcançado.
Em breve falarei mais sobre Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Perdas. Deixe seu comentário sobre como você está lidando com as dificuldades desta etapa para pensarmos juntos nestes processos.
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