Blog Prevenção de Perdas

Como reverter o índice de perda no varejo brasileiro?

Written by Anderson Ozawa | 26-07-2016 20:04

A diferença gritante entre o índice de perda no Brasil e no mundo alarmaram os especialistas do varejo brasileiro. É preciso, urgentemente, enxergar a prevenção de perdas com uma outra mentalidade, passar a investir em soluções que ajudem a melhorar a eficiência operacional no varejo e, assim, controlar rapidamente o crescimento das perdas. Já se sabe que em questão de tecnologia, o varejo nacional tem praticamente tudo o que existe no mercado externo. Então, o que falta?

Para Cláudio Felisoni, presidente do Ibevar, os varejistas brasileiros precisam abrir os olhos: “É preciso que eles tenham uma postura orientada para a redução das perdas. Investir em antenas, etiquetas rígidas e CFTV, tudo isso é, sem dúvida, muito importante, mas é precedido por uma mudança de mentalidade. Se isso ocorrer, as PMEs podem reduzir as perdas e aumentar a rentabilidade dos seus negócios”. Os dois pontos, quando funcionam como aliados, resolvem grande parte dos problemas relacionados a furtos, perda no varejo, problemas com estoque e gastos desnecessários.

As soluções disponíveis no Brasil são muito eficientes na gestão e controle das perdas e não podemos parar por aí.

Algumas novidades voltadas para prevenção de perda no varejo e eficiência operacional no varejo deverão se fortalecer ou desembarcar no mercado brasileiro em pouco tempo. Um exemplo são as soluções de vídeo analytics, como o Gatecash, que chegaram há pouco tempo no país e trazem consigo os ganhos decorrentes da inteligência embarcada, que com regras de negócio bem definidas, mitigam o risco dos erros humanos e aumentam a probabilidade de acerto nas decisões.

Outra tecnologia que considero como impactante no curto e médio prazo nas estratégias de prevenção de perdas é a solução de revenue assurance. Trata-se de um sistema que trabalha com dados de gestão da empresa e, de acordo com as regras de negócio estabelecidas, consegue monitorar e antecipar perdas em todos os níveis – estoque, financeiro e produtividade, etc. Através de um dashboard é possível ter todos os principais indicadores do negócio e as análises de perdas incorridas, perdas recuperadas e a perdas que podem acontecer. Quando esta tecnologia finalmente adentrar o mercado de varejo brasileiro, será uma verdadeira revolução.

Dentre as outras novidades importantes para tornar as lojas de varejo mais eficientes, está o monitoramento remoto de utilidades, que controla as perdas em um nível mais profundo, olhando não somente para os furtos internos e externos. Que precisamos evitar furtos já está claro ou pelo menos esperamos que esteja, mas as perdas vão além disso e podem ser evitadas durante o dia a dia com um maior controle dos aparelhos mais comumente utilizados como ar-condicionado, refrigeradores e até mesmo o sistema de iluminação.

Com um monitoramento remoto de itens como ar-condicionado e refrigeradores, é possível reduzir os gastos de energia e até mesmo evitar a perda de produtos.

As soluções estão disponíveis no mercado, ao alcance de todos os varejistas. Agora o que é preciso é investir nelas de maneira consciente, buscando melhorar como um todo o resultado das empresas de varejo. Pesquise sobre as tecnologias, entre em contato com especialistas, tire suas dúvidas e comece já a prevenir de maneira eficiente suas perdas.

 

Saiba mais sobre as perdas e como combatê-las:

Índice de perdas bate recorde e varejistas não investem em treinamento

Supervarejo: Loja eficiente com monitoramento remoto e gestão de PDV

5 motivos para usar tecnologia contra perdas na frente de caixa