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Dicas para o planejamento de Prevenção de Perdas no final do ano

Written by André Ochoa | 10-11-2016 14:42

 

O ano já está em sua reta final e, para o Varejo, os próximos meses são vitais para alavancar as vendas em decorrência de eventos como: BlackFriday, Natal e liquidações pós fim de ano. Durante esse período, aumenta o número de clientes desejáveis e indesejáveis (furtantes) nas lojas. Por isso, o departamento de Prevenção de Perdas deve ter um papel fundamental ao planejar ações que visem diminuir, evitar e mitigar possíveis perdas decorrentes de furto, roubo, estelionato e apropriação indébita.

É preciso, desde já, planejar as ações e medidas a serem tomadas para que o ponto de venda se preocupe somente em vender. O departamento de Prevenção de Perdas deve encabeçar uma força tarefa juntamente com as demais áreas de BackOffice da empresa para agir em prol disso.

Abaixo elenco algumas das principais ações a serem tomadas para ter um planejamento de final de ano eficiente:

  • Efetuar a reposição de pinos e etiquetas antifurtos com base no aumento de volume de mercadorias para o período; 
  • Dimensionar adequadamente o quadro de fiscais e/ou seguranças para o período, contratando extras, se necessário; 
  • Treinar/reciclar a equipe de fiscalização/segurança da loja, relembrando os procedimentos de prevenção e segurança que devem sempre executar; 
  • Implementar rondas feitas pela empresa de segurança com o intuito de visitar todos os pontos de venda; 
  • Ajustar o número de coletas do Carro Forte pela empresa de valores. Caso a empresa não faça uso da tecnologia de cofre inteligente, para que os níveis de caixa sejam monitorados em tempo real, estime o aumento da demanda para um melhor planejamento.

 

Além das ações acima mencionadas, recomendo como boa prática montar uma cartilha multidepartamental em forma de FAQ (perguntas e respostas), bem lúdica e objetiva. Ela deve conter os principais processos das áreas de BackOffice, além do nome e telefone dos principais contatos e pessoas que ficarão em regime de plantão neste período, para dar suporte ao ponto de venda no sentido de sanar dúvidas e apoiar na resolução de problemas.

 

Exemplo dos principais processos das áreas de BackOffice que podem constar nessa cartilha:

Prevenção de Perdas
RH
  • Processo de contratação de colaborador extra;
  • Marcação de ponto;
  • Código de conduta e termos de responsabilidades;
  • Dúvidas sobre VT, VR, VA e pagamento;
Financeiro
  • Recebimento do Carro Forte;
  • Valores de fundo de caixa;
  • Operação de cartões bandeirados e próprio;
  • Utilização de fundo fixo;
  • Procedimentos para lançamento de despesas.
Contabilidade / Fiscal
  • Conferência de Impressora Fiscal;
  • Leitura Fiscal;
  • Contabilização de adiantamento e despesas;
  • Datas de fechamento contábil e fiscal.
Administrativo / Suprimentos
  • Procedimentos para solicitação de material de escritório;
  • Abertura de chamado para equipamentos de uso da loja (geladeira, micro-ondas e TVS);
  • Solicitação de compra de materiais de limpeza;
  • Solicitação de equipe extra de limpeza.
 Comercial
  • Acompanhamento de metas;
  • Regras para desconto e bonificação;
  • Visual Merchandising da loja;
  • Campanhas;
  • Precificação;
  • Concorrência.
TI
  • Procedimento para abertura de chamado para reparo de computadores;
  • Permissão de acessos a sistemas;
  • Problemas de infraestrutura;
  • Oscilação de rede;
  • Funcionamento da frente de caixa e máquinas para passar cartões.
Engenharia / Manutenção
  • Funcionamento de NoBreak, ar-condicionado, etc;
  • Alarme de incêndio;
  • Sistemas de vendas e de segurança eletrônica;
  • Identificação de disjuntores;
  • Procedimentos em caso de entupimentos;
  • Procedimentos em caso de queda de energia;
  • Procedimentos em caso de quebra de chaves das portas principais da loja.

 

Modelo de Perguntas e Respostas

  • Ao abrir a porta da loja a chave quebrou, posso chamar um chaveiro na região?

Resposta: Não, o recomendado é que seja acionado o chaveiro homologado pelos departamentos de Prevenção de Perdas e de Engenharia/Manutenção.

 

  • O fiscal precisa acompanhar as sangrias retiradas dos PDVS?

Resposta: Sim, essa medida ajuda a inibir ocorrências de furto ou desvio. Importante acompanhar a média distância e com rádio de comunicação em mãos para acionamentos dos demais fiscais em casos emergências.

 

Dica: Faça uma análise SWOT antes da operação de final de ano e ao seu término, isso ajudará a atuar imediatamente nos desvios e identificar oportunidades de melhoria para o próximo ciclo.

 

Esperamos que essas dicas ajudem no seu planejamento de final de ano e também na sua rotina de Prevenção de Perda. Desejamos excelentes vendas!

 

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