O ano já está em sua reta final e, para o Varejo, os próximos meses são vitais para alavancar as vendas em decorrência de eventos como: BlackFriday, Natal e liquidações pós fim de ano. Durante esse período, aumenta o número de clientes desejáveis e indesejáveis (furtantes) nas lojas. Por isso, o departamento de Prevenção de Perdas deve ter um papel fundamental ao planejar ações que visem diminuir, evitar e mitigar possíveis perdas decorrentes de furto, roubo, estelionato e apropriação indébita.
É preciso, desde já, planejar as ações e medidas a serem tomadas para que o ponto de venda se preocupe somente em vender. O departamento de Prevenção de Perdas deve encabeçar uma força tarefa juntamente com as demais áreas de BackOffice da empresa para agir em prol disso.
Abaixo elenco algumas das principais ações a serem tomadas para ter um planejamento de final de ano eficiente:
Além das ações acima mencionadas, recomendo como boa prática montar uma cartilha multidepartamental em forma de FAQ (perguntas e respostas), bem lúdica e objetiva. Ela deve conter os principais processos das áreas de BackOffice, além do nome e telefone dos principais contatos e pessoas que ficarão em regime de plantão neste período, para dar suporte ao ponto de venda no sentido de sanar dúvidas e apoiar na resolução de problemas.
Exemplo dos principais processos das áreas de BackOffice que podem constar nessa cartilha:
Resposta: Não, o recomendado é que seja acionado o chaveiro homologado pelos departamentos de Prevenção de Perdas e de Engenharia/Manutenção.
Resposta: Sim, essa medida ajuda a inibir ocorrências de furto ou desvio. Importante acompanhar a média distância e com rádio de comunicação em mãos para acionamentos dos demais fiscais em casos emergências.
Dica: Faça uma análise SWOT antes da operação de final de ano e ao seu término, isso ajudará a atuar imediatamente nos desvios e identificar oportunidades de melhoria para o próximo ciclo.
Esperamos que essas dicas ajudem no seu planejamento de final de ano e também na sua rotina de Prevenção de Perda. Desejamos excelentes vendas!
Mais dicas para prevenir de perdas durante o fim do ano:
5 dicas para ter um Natal sem perdas
4 observações para evitar perdas no final de ano
Paper gratuito: 15 dicas práticas para prevenir as perdas no final do ano